Planeta Educação

Universo Escolar

Juliana Lopes Fernandes  Professora de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida: Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutoranda em Neurociência e Mestre em Neurociências pelo programa de Neurologia/Neurociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), Terapeuta cognitivo Comportamental (CETCC).

Professora da Universidade Veiga de Almeida orienta candidatos do Enem a como lidar com a ansiedade
Juliana Lopes Fernandes

garota em atitude desesperada com as mãos na cabeça e descabelad

A três semanas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos candidatos começam a ficar ansiosos. E não é para menos, eles costumam se preparar durante um longo período para a prova. Mas para manter a calma e se preparar bem para o exame, existem algumas dicas simples.

Na véspera da prova, por exemplo, não é indicado que o candidato estude. A professora de psicologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Juliana Fernandes, aconselha:

“Um dia antes do exame, deve-se optar por atividades relaxantes e de distração. Estudar na véspera pode aumentar pensamentos do tipo ‘eu não vou conseguir’, ‘não vai dar tempo’ e isso faz com que o aluno experimente maior grau de ansiedade”, recomenda.

A professora da UVA dá outras dicas para os candidatos, a saber:

- Duas semanas antes da prova, o aluno deve começar a revisar os principais conteúdos, reler anotações e assistir vídeo-aulas no Youtube. Esse é o momento de revisar e não de aprender novos conteúdos.

- O aluno precisa aceitar seu estado de ansiedade, pois é uma coisa que faz parte da nossa vida. Nem sempre a ansiedade é ruim. O candidato deve identificar em quais situações sente-se mais ansioso, como isso é percebido em seu corpo, e o que ele faz para lidar com essa sensação.

- É importante manter uma rotina adequada de sono, exercício físico e alimentação. Isso contribui muito para a diminuição da ansiedade.

- Os pais devem participar da organização da rotina do aluno, contribuir com um ambiente harmônico, evitar interrupções e respeitar as estratégias de estudo do aluno. Evitar cobranças desnecessárias e comparações também são itens importantes.

- Na véspera da prova, o vestibulando deve selecionar o material que irá necessitar para a prova: lápis, borracha, duas ou mais canetas (observe o que pede o edital), água, frutas ou barras de cereais e documentos. Dormir bem, assistir séries e filmes e fazer uma caminhada também são dicas importantes.

- No dia da prova, o candidato deve usar roupas confortáveis e chegar cedo ao local de prova.

- O aluno precisa desconstruir a concepção de avaliação. Neste momento, não é a pessoa que está sendo avaliada ou sua competência, mas sim, o conhecimento acumulado até o momento.



Leia também…

# Se organize para o Enem

# Fazendo a prova do ENEM: Como proceder?


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda não avaliada.