Planeta Educação

Planeta Literatura

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Os Contos de Fadas e seus personagens nos dias de hoje...
João Luís de Almeida Machado

crianças lendo livro sobre a cama

A Cinderela Moderna

Não satisfeita com seu nariz, recorreu ao cirurgião plástico. Insatisfeita com uma suposta barriga saliente, fez lipo. A flacidez dos braços a levou a academia. Gordurinhas laterais a fizeram cortar alimentos na dieta. Algumas estrias e varizes estouraram em suas pernas e por conta disso buscou aplicações químicas para que desaparecessem. A todos estes procedimentos e profissionais que teve acesso chamava carinhosamente e de modo simplificado e singular de “fada madrinha”. Com toda esta “magia” em seu corpo, deixara de ser a gata borralheira e virara a Cinderela moderna. Roupas de grife, acessórios luxuosos e sapatos caríssimos faziam com que o conto de fadas moderno viesse à tona… O que não transparecia é que apesar de todas estas mudanças na aparência, ainda que com “príncipes encantados” (ou nem tanto assim) em seu encalço, continuava infeliz, sem entender ao certo porque…

O Príncipe do 3º Milênio

Pilotando seu potente carro, cabelo ao vento, desfila pelas avenidas. No mundo virtual apresenta-se divulgando sua aparência de Deus Grego, seus olhos claros, vasta cabeleira, bíceps avantajado, barriga de tanquinho, pernas modeladas, unhas bem feitas… Destemido como ele só, desafia por trás do vidro do carro (do computador, da casa ou apartamento onde se refugia) a todos que ameaçam sua imponência, vitória ou êxito… Diz para todo mundo que enfrentou mares bravios, percorreu trilhas que o levaram a lugares exóticos, conquistou lindas princesas e ganhou duelos impossíveis… Na maior parte dos casos, galhofas e paias estabelecidas, jamais sequer pôs os pés fora de sua bolha protetora, parecendo sempre mais sapo do que príncipe…

A Bruxa má

Não pode isso, não pode aquilo. Mas a mãe do meu amigo deixa. Permite usar a internet de madrugada. Dá autorização para ficar até tarde na rua. Não se importa se ele faz ou não as tarefas escolares. Finge que não vê que ele anda em más companhias ou que bebe e fuma escondido. Você, por outro lado, não me deixa respirar, sufoca a minha vida, atormenta meus dias, exige de mim que estude, controla meus passos, quer saber de meus amigos, define horários para chegar em casa no final de semana… Uma verdadeira bruxa quando comparada a mãe de meus amigos. A Bruxa má dos dias de hoje…



Leia também…

# A Literatura nas escolas

# Capitães da Areia


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda não avaliada.