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Gestão e planejamento

Joyce da Conceição Lopes Simões  Analista de Projetos. Formada em Administração pela ETEP Faculdades, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Projetos. Experiência em gerenciamento de projetos e processos, Implantação de escritório de Projetos e Desenvolvimento de Treinamentos.

Do planejamento a ação
Joyce da Conceição Lopes Simões

homem jogando xadrez

Já aprendemos um pouco sobre organização de rotinas trabalhando na arte de não procrastinar (veja aqui) , mas, como foi dito, planejamento e execução são coisas diferentes. Então como podemos nos planejar e melhorar nosso desempenho?

Diariamente somos bombardeados com as ações que devemos fazer, portanto, muitas vezes, fica impossível terminar tudo em apenas 24 horas.

E como faço então? Como construir um bom planejamento e manter-me ativo(a) nele para que consiga cumpri-lo?

1 - Organize as tarefas

Não podemos mudar o fato de o dia ter 24 horas, então é preciso determinar o que é possível realizar neste tempo. O ideal é separar em blocos, podendo ser por período: manhã, tarde e noite ou por assunto: pessoal e trabalho.

Assim, fica mais fácil determinar as atividades que devemos cumprir em cada um dos blocos. Crie uma lista simples com prazo para iniciar e terminar as atividades.

2 - Priorize as tarefas de cada bloco

Com a lista de atividades de cada bloco feita, é hora de priorizar as atividades. Enumere as ações com o grau de prioridade que ela exige lembrando-se de atribuir tempo para sua execução.

Deixe, pelo menos, 10% do tempo para possíveis incidências que podem ocorrer ao longo do dia.

3 - Aprenda a dizer não

Um grande vilão do nosso planejamento são as ações que aparecem ao longo do dia que exige de nós atenção. Acabamos por apagar incêndios e não conseguimos terminar aquilo que estávamos programados para fazer. Uma boa estratégia é estabelecer no seu planejamento um percentual de horas dedicadas a possíveis ações emergenciais.

4 - Começou, termine

Somos ótimos em começar, mas nem tão eficazes em terminar. A importância de se priorizar as ações e determinar um prazo para finalizá-las é justamente para não se perder em meio a tantas ações. Melhor do que muitas ações iniciadas são ações terminadas.


Gostou dessas dicas? No próximo artigo vamos falar sobre algumas ferramentas de gerenciamento de atividades. Até lá.



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