Planeta Educação

Pedagogia do Incluir

Natália Cortelli Graduada em Pedagogia, pós graduada em Psicopedagogia, formada em estimulação tátil pela Skola För Beröring (Suécia), Coordenadora de Produtos Educacionais na Vitae Brasil e Consultora Educacional em Inclusão Escolar de crianças com deficiência.

Autismo: a importância da rotina visual em sala de aula
Natália Cortelli

professora ensiando alunos

Oriento a utilização do quadro de rotina visual porque através dele, o aluno é capaz de compreender a passagem do tempo, onde começa e termina cada atividade. Entende que a rotina é baseada numa sequência de acontecimentos ao qual vai se repetindo diariamente, além disso, o aluno é capaz de compreender visualmente possíveis “quebra de rotina”, sendo assim, aceitando melhor os combinados.

Como confeccionar a rotina visual? Siga o passo a passo.

Você ira precisa de:

- Um pedaço de feltro ou cartolina

- Velcro (macho e fêmea)

- Figuras da rotina que podem ser fotos tiradas do próprio aluno enquanto executa a atividade ou imagem coletadas da internet.

Como fazer?

1 - Corte um pedaço de feltro ou da cartolina em formato retangular

ilustração de uma folha de cartolina

2 - Cole uma tira de velcro

ilustração de uma folha de cartolina com velcros colados

3 - Imprima as imagens, ou revele as fotos e cole atrás da mesma o pedaço oposto do velcro

ilustração de imagens com velcro colado no verso

4 - Organize diariamente a rotina do seu aluno em ordem de acontecimentos, por exemplo: Roda de conversa – Atividade – Intervalo- Escovar os dentes – Atividade – Leitura- Saída

ilustração do quadro de rotinas montado

Como utilizar a rotina visual?

Diariamente o professor irá preparar a rotina, antes do aluno chegar a sala, colocando uma imagem abaixo da outra, seguindo a sequência de atividades propostas naquele dia. Quando o aluno chegar à escola, o professor irá conduzi-lo ao quadro de rotina visual e lhe dizer: “ Agora você fará ______(e diz somente a atividade a qual ele irá participar no momento)”.

Assim que acabar tal atividade, o professor volta com o aluno no quadro de rotina dizendo: “Muito bem, você já terminou esta atividade” (sempre dizendo o nome do que ele fez, retire a figura do quadro de rotinas. Pode ser utilizado uma caixinha para guardar as imagens) Mostre qual a próxima atividade que o aluno irá executar.

Nos primeiros dias, até o aluno se adaptar ao quadro de rotina, talvez não consiga notar nenhuma diferença no comportamento, é um exercício diário, até que o aluno internalize que o quadro de rotinas é que direciona o que ele irá fazer.

Caso o aluno apresente vontades fora do que é proposto no momento, como por exemplo, queira ir para quadra no momento da aula, reforce levando-o até o quadro de rotinas e dizendo: “ Veja este é o momento da atividade X e não de ir para quadra”. Visualizando as imagens o aluno conseguirá entender melhor qual o momento de cada atividade.

Utilizem a rotina visual e mandem sua experiência para gente!



Leia também…

# Como trabalhar as diferenças em sala de aula

# Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Colaborativa: Qual a diferença?


Avaliação deste Artigo: 5 estrelas