Pedagogia do Incluir
Autismo: a importância da rotina visual em sala de aula
Natália Cortelli
Oriento a utilização do quadro de rotina visual porque através dele, o aluno é capaz de compreender a passagem do tempo, onde começa e termina cada atividade. Entende que a rotina é baseada numa sequência de acontecimentos ao qual vai se repetindo diariamente, além disso, o aluno é capaz de compreender visualmente possíveis “quebra de rotina”, sendo assim, aceitando melhor os combinados.
Como confeccionar a rotina visual? Siga o passo a passo.
Você ira precisa de:
- Um pedaço de feltro ou cartolina
- Velcro (macho e fêmea)
- Figuras da rotina que podem ser fotos tiradas do próprio aluno enquanto executa a atividade ou imagem coletadas da internet.
Como fazer?
1 - Corte um pedaço de feltro ou da cartolina em formato retangular
2 - Cole uma tira de velcro
3 - Imprima as imagens, ou revele as fotos e cole atrás da mesma o pedaço oposto do velcro
4 - Organize diariamente a rotina do seu aluno em ordem de acontecimentos, por exemplo: Roda de conversa – Atividade – Intervalo- Escovar os dentes – Atividade – Leitura- Saída
Como utilizar a rotina visual?
Diariamente o professor irá preparar a rotina, antes do aluno chegar a sala, colocando uma imagem abaixo da outra, seguindo a sequência de atividades propostas naquele dia. Quando o aluno chegar à escola, o professor irá conduzi-lo ao quadro de rotina visual e lhe dizer: “ Agora você fará ______(e diz somente a atividade a qual ele irá participar no momento)”.
Assim que acabar tal atividade, o professor volta com o aluno no quadro de rotina dizendo: “Muito bem, você já terminou esta atividade” (sempre dizendo o nome do que ele fez, retire a figura do quadro de rotinas. Pode ser utilizado uma caixinha para guardar as imagens) Mostre qual a próxima atividade que o aluno irá executar.
Nos primeiros dias, até o aluno se adaptar ao quadro de rotina, talvez não consiga notar nenhuma diferença no comportamento, é um exercício diário, até que o aluno internalize que o quadro de rotinas é que direciona o que ele irá fazer.
Caso o aluno apresente vontades fora do que é proposto no momento, como por exemplo, queira ir para quadra no momento da aula, reforce levando-o até o quadro de rotinas e dizendo: “ Veja este é o momento da atividade X e não de ir para quadra”. Visualizando as imagens o aluno conseguirá entender melhor qual o momento de cada atividade.
Utilizem a rotina visual e mandem sua experiência para gente!
# Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Colaborativa: Qual a diferença?