Planeta Educação

Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Adeus, Lênin!
Quando o Muro de Berlim caiu...

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Imagine-se como o personagem Rip Van Winkle, que sai de sua aldeia e iludido por fantasmas com os quais bebe e joga por algum tempo, adormece profundamente para acordar somente dali a 20 anos. Pense no drama recentemente noticiado de um norte-americano que sofreu um acidente e ficou em coma por longo período, desde o governo Reagan até a administração de George Bush e o conflito no Iraque. Lembre-se da situação vivida por um soldado japonês, representante das forças imperiais nipônicas durante a 2ª Guerra Mundial que, isolado do mundo e sem rádio, guardou bravamente o território conquistado por seu país sem saber que a guerra havia acabado e que os japoneses tinham sido derrotados...

A ficção e a vida real nos colocam em contato com várias histórias em que as pessoas perdem contato com a realidade ao seu redor e, depois de algum tempo, miraculosamente retornam a um cotidiano totalmente diferente daquele em que viviam antes.

“Adeus, Lênin!”, representante do novo cinema alemão, nos coloca em contato com uma curiosa e estimulante reflexão a respeito do que aconteceria se uma ardorosa partidária do socialismo da Alemanha Oriental fosse vitimada por um ataque cardíaco e entrasse em coma justamente no período em que seu país estava prestes a vivenciar a Queda do Muro de Berlim.

Já pararam para pensar a respeito do que aconteceu com as pessoas totalmente crédulas no sistema, confiantes na ditadura do proletariado, divulgadoras dos ideais marxistas e que todos os dias reafirmavam para todos com quem conviviam a ladainha governamental?
A estrutura burocrática criada pelos russos no leste europeu entre seus aliados, como a Alemanha Oriental, propagandeou durante anos as vantagens do socialismo e os problemas do capitalismo. A televisão e os meios de comunicação de massa, submetidos à rígida censura estatal jamais puderam noticiar as crises e as dificuldades pelas quais passavam a própria população de seus países. A carestia material que fazia com que existissem racionamentos e que os produtos fossem distribuídos de forma controlada era situação corriqueira jamais passível de discussões, reclamações ou qualquer tipo de divulgação...

O sistema tinha que ser entendido como perfeito. Qualquer oposicionista estava sujeito a perseguições, afastamento, prisões ou mesmo a morte. Os grandes desfiles militares enalteciam o crescimento nacional e, ao mesmo tempo, procuravam intimidar reações ao demonstrar o potencial bélico dos países.

“Adeus, Lênin!” nos coloca em contato com essa amarga realidade e confronta seus personagens com um dilema... Afinal, devem ou não contar o que aconteceu a mulher que estava em coma e se recuperou subitamente? O que vocês fariam?

O Filme

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Quando a sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal e entra em coma, a Alemanha Oriental ainda existe. Socorrida a tempo, ela sobrevive, com remotas esperanças de recuperação segundo os médicos. Nesse meio tempo o país em que vive passa por mudanças drásticas e os ventos da democracia varrem do cenário local qualquer resquício que ainda restasse do socialismo. O problema é que a sra. Kerner é uma militante fervorosa da causa socialista...

Quando ela se recupera, ainda fragilizada depois de meses durante os quais esteve internada, seu filho Alexander (Daniel Brühl), preocupado com a possibilidade de um choque que pudesse colocar em risco a vida de sua mãe, se propõe a reviver a Alemanha Oriental mesmo depois da reunificação...

Como fazer isso se o logotipo da Coca-Cola, os carros da Mercedes Benz ou os restaurantes fast-food já povoavam as cercanias orientais? De que forma encobrir o intenso movimento entre o lado ocidental e oriental? O que dizer sobre o súbito desaparecimento de determinadas marcas de produtos típicos do regime socialista? Como silenciar a televisão e o rádio que falavam a todo o momento da transição e transmitiam propagandas de diversos produtos?

Transtornado com a possibilidade de perder a mãe, Alexander convence a irmã, a namorada e o cunhado (entre outros), a participar de uma enorme encenação que preserve a Alemanha Oriental aos olhos de sua mãe. Como ele conseguiu fazer isso? Confira assistindo a esse inteligente filme do diretor Wolfgang Becker.

Aos Professores

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1- Faça um exercício com os estudantes em que proponha a eles coletar dados relativos aos avanços da ciência, as guerras, crises políticas, vitórias esportivas, produções artísticas de grande relevância e qualquer outro dado expressivo ocorrido num período de 10 a 20 anos em direção ao passado. Proponha aos alunos que coloquem essas informações numa linha do tempo. Depois disso, diga a eles para escrever uma dissertação em que se imaginam saindo de uma situação de coma prolongado e tendo que se adaptar aos novos tempos...

2- Pesquise com os alunos o que aconteceu com o soldado japonês que ficou isolado numa ilha do pacífico durante anos depois da 2ª Guerra Mundial ter acabado (quer uma pista? Parece que ele veio parar no Brasil...). Faça um levantamento com os estudantes quanto ao caso do americano que se recuperou de um coma depois de mais de 20 anos. Peça a leitura do clássico conto Rip Van Winkle. Proponha discussões em que se verifique o que aconteceu no período em que essas pessoas estiveram “fora do ar”.

3- Como era a vida nos dois lados do Muro de Berlim? Que tal fazer um levantamento fotográfico do tema e organizar uma exposição? Oriente seus alunos a pesquisar em livros de história, sites da internet, documentários, revistas e jornais. Crie enfoques que sirvam como orientadores da ação e da pesquisa dos grupos de alunos (por exemplo: vida cotidiana, trabalho, esportes, cultura, política, economia,...).

4- O que ocasionou a Queda do Muro de Berlim? Será que seus alunos sabem quem foi Mikhail Gorbatchev? Ou o que significou a Perestroika? Alguma possibilidade de terem ouvido falar em Glasnost? Será que a queda do Muro significou a derrota do Socialismo e a triunfante vitória do Capitalismo? Movimente seus alunos com esses questionamentos e proponha a produção de uma revista sobre o tema a ser produzida coletivamente pela turma. Avalie os subgrupos pelas matérias, artigos, ilustrações e fotos disponibilizadas. Dê uma nota ao conjunto da obra. Incentive a criatividade e estimule o trabalho em equipe.

Ficha Técnica

Adeus, Lênin!
(Good Bye Lenin!)

País/Ano de produção: Alemanha, 2003
Duração/Gênero: 121 min., Comédia
Direção de Wolfgang Becker
Roteiro de Wolfgang Becker e Bernd Lichtenberg
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sab, Maria Simon, Chulpan Khamatova,
Florian Lukas, Alexander Beyer, Burghart Klaubner, Michael Gwisdek.

Links
- http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=7973
- http://www.adorocinema.com.br/filmes/adeus-lenin/adeus-lenin.asp
- http://www.cinemaemcena.com.br/cinemacena/crit_editor_filme.asp?cod=2884

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