Planeta Educação

Carpe Diem

Daniele Vilela Leite Coordenadora Educacional na empresa Planneta; Formada em Serviço Social pela Univap; Larga experiência em trabalhos relacionados à Educação.

Feliz Dia dos Pais!
Daniele Vilela Leite

silhueta do filho sobre os ombros do pai caminhando

Dia 14 de agosto, domingo próximo, é Dia dos Pais!

Mas você já parou para pensar, quando seu pai soube que você estava a caminho? Como ele reagiu? Ficou feliz? Comemorou? Teve medo? Ficou apreensivo? Afinal, um serzinho, em breve chegaria ao mundo e dependeria dele para educar, apoiar, brincar, conversar, impor regras e limites!

Meu Deus, como aprender tudo isso em tão pouco tempo?

O manual de “como ser pai” ainda não foi escrito, e agora?

Hoje ainda temos a internet... você digita “ser pai” e milhões de links surgem com histórias e relatos... mas, como era quando você nasceu? Não tínhamos esses recursos a nossa disposição!

Isso sem falar nos “pais de coração”. Aqueles que tornaram-se pais, não pelo método tradicional, mas a vida de alguma forma os presenteou, e agora são Pais! Seja pela decisão da adoção ou porque aquele homem decidiu viver ao lado de alguém que tem filho(s) e tornou-se padrasto, tio, amigo... independente da forma que o chama, é alguém que te respeita, que te da amor, chama sua atenção e faz toda diferença na sua vida.

Bom, mas agora é sua vez de pensar: Como vai comemorar esse dia com seu Paizão?

Alguns já estão pensando no presente: uma calça, um perfume, aquela camisa que ele tanto quer, ou aquele tênis que ele adorou! E tem ainda aqueles pais tecnológicos, que adoram um celular, tablet, notebook... estão sempre conectados! Diariamente antenados com tudo que acontece ao seu redor. Utilizam da tecnologia para saber das noticias, curiosidades, manter-se informados, manter contatos em redes sociais e porque não, se distrair com os joguinhos disponíveis nos aplicativos.

Enfim, de alguma forma você deve estar pensando em como presentear seu pai!

Uma dica: Preocupe-se não só em presenteá-lo com bens materiais, mais o presenteie com o maior e mais apertado abraço que você já deu nele... envolva nesse abraço todo amor e carinho que você tem, mas nunca teve coragem de dizer. Se as palavras faltarem, olhe-o firmemente nos olhos e deixe-os falar por você. Seu pai te conhece muito mais do que imagina, e saberá exatamente o que seus olhos estão dizendo!

Passe o dia ao lado dele! Tomem juntos, um delicioso café da manhã, depois almocem, jantem... prepare para ele a comida preferida! Já pensou... que orgulho sentirá de você! Leve-o ao cinema, vão juntos dar uma volta no parque.

Deixe que saiba quanto você o ama, e gosta de estar ao lado dele. Permita-o saber da gratidão que tem por tudo que ensinou até hoje. Não é porque você cresceu, já é adulto, que não precisa aprender mais nada com seu pai. Pelo contrario, hoje ele é um homem muito mais experiente e ainda tem muito pra te ensinar.

Neste domingo especial, deixe transbordar tudo que há de melhor! Todo sentimento que tem por ele. Permita que o amor fale por você! Seu pai saberá que todo o tempo que ele dedicou te dando atenção, carinho, amor, beijos, abraços, e também as broncas, dizendo “não”, pegando no seu pé, não foram em vão.

Não importa se é pai biológico, de criação, pai-avô, pai-tio, pai-irmão, pai-drasto, pai de coração... Deixe-o saber o quanto o ama e és importante para você.

E ainda, se seu pai não mais estiver no plano terrestre, abrace alguém especial que representa para você essa figura paterna!

Não deixe essa data passar em branco. Pense nisso e dedique esse dia a vocês!

Ah... e não esqueça de dizer: “Feliz Dia dos Pais!”


“É um homem sábio o que conhece a seu próprio filho. Mas um filho é mais sábio ainda, ao amar verdadeiramente seu pai”.

Autor desconhecido.


Quer saber como surgiu a comemoração do dia dos pais?

Acesse:"Dia dos Pais: conheça a origem desta comemoração"



Leia também…

# Memórias do Coração

# Pais ou heróis?


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda não avaliada.