Cinema na Educação
Walt antes do Mickey
João Luís de Almeida Machado
“E tudo começou com um rato...”
Esta foi uma frase pronunciada por Walt Disney muitas e muitas vezes. Em seu cerne a compreensão de que o império criado pelo visionário empresário tinha como ponto partida seu personagem mais famoso e, certamente, um dos ícones das empresas Disney.
Mickey e suas orelhas famosas somente foram possíveis, no entanto, a partir da iniciativa e persistência do jovem Walter Elias Disney, cujo talento e paixão pelo desenho nasceram quanto ele era ainda menino e vivia numa fazenda na região de Kansas City.
Ainda que demonstrasse, no entanto, tal capacidade artística, a valorização de suas competências em tal linguagem não foram compreendidas como socialmente úteis ou ainda como fonte segura de rendimento pelo pai de Walt.
Ainda assim os ensinamentos paternos relacionados a honestidade, trabalho duro para se conquistar algo na vida e capacidade de empreender foram fundamentais para que o menino Walter se tornasse um dos maiores realizadores no segmento de entretenimento nos Estados Unidos e que, posteriormente, conquistasse o mundo com seu mundo de sonhos e fantasias.
O apoio dos irmãos e da mãe, por outro lado, fizeram com que seus dotes artísticos fossem estimulados e fizessem com que Walt trabalhasse na área, inicialmente como empregado em uma pequena empresa do segmento ainda em seus primórdios.
A instabilidade do setor, no entanto, fez com que Walt acabasse engrossando a lista de desempregados depois de poucos meses naquela pequena firma. O que seria encarado como problema e poderia desestabilizar muitas pessoas foi o impulso para que o jovem Walt, com algumas reservas que havia acumulado ao atuar na Cruz Vermelha durante a Guerra, o levassem a abrir seu próprio negócio.
Ainda não estamos, neste ponto da história, narrando o nascimento da corporação mundial que hoje leva o nome Disney a ser conhecido por tantas pessoas há algumas décadas. Percalços como o desemprego inesperado, previamente narrado, viriam a acontecer e Walt Disney, ainda muito jovem, viveria tanto as breves marés do sucesso quanto do fracasso antes de triunfar de vez. Os insucessos e as incertezas, neste momento de sua trajetória, foram mais frequentes do que os êxitos e, não fosse aquele jovem alguém persistente e confiante em seu talento, equipe e produto, o que certamente ocorreria com a maioria das pessoas, hoje não conheceríamos Mickey, Pateta, Donald e todos os personagens criados por Walt Disney.
“Disney antes de Mickey” é um filme inspirador, para toda família, com ensinamentos relacionados principalmente a perseverança, a confiança na capacidade criativa das pessoas, ao sonho pelo qual se trabalha arduamente, a paixão pelo que se faz para ganhar a vida. Traz ainda, nas entrelinhas, as relações familiares e como elas são decisivas para a formação das novas gerações, a lealdade como um valor imprescindível na relação entre as pessoas, a amizade como algo que faz a vida valer a pena e a ambição, por sua vez, como algo que, em demasia, traz muito mais prejuízos que ganhos.
O filme
Na fazenda da família Disney o trabalho pesado, como em todas as propriedades agrícolas da região, agrega as forças de pais e filhos e os faz suar para ganhar a vida. Walt, o caçula da família, ao ser presenteado com um bloco no qual pode fazer seus primeiros desenhos, ainda que continue a ajudar seus pais e irmãos, carrega consigo o sonho de que aquela brincadeira possa ser, no futuro, o trabalho que irá realizar.
A família vende a fazenda, Walt tenta se juntar aos soldados americanos que vão para a guerra, mas, por ainda ser menor de idade, consegue apenas atuar como motorista e enfermeiro da Cruz Vermelha. Ao retornar, consegue emprego como desenhista numa empresa em Kansas City onde acaba conhecendo outros artistas que, como ele, querem viver da sua arte.
O problema é que a firma fecha as portas e ele fica desempregado. O que fazer? Que tal tentar a sorte empreendendo por conta própria com as economias que acumulou durante a guerra? Nascia a Laugh-o-Gram e o jovem Walt se tornava um empreendedor. Sua inexperiência e as incertezas do mercado, no entanto, fariam com que ele tivesse que, no decorrer dos anos seguintes, passar por várias situações difíceis.
“Walt antes de Mickey” nos coloca em contato com uma história de dificuldades e apertos, superação e talento, insegurança e incertezas que faz com que tenhamos mais coragem e disposição para enfrentar os obstáculos que a vida coloca diante de cada um de nós e que, certamente, tenhamos ainda maior admiração por Walt Disney e suas incríveis realizações.
Para refletir
1 - O que significa empreender? A cultura do empreendimento é algo que está consolidado entre os norte-americanos. No Brasil há a intenção e bons exemplos de empreendedorismo consolidados, no entanto, carecemos de um trabalho mais sério e embasado para que as tentativas incorram em mais acertos e em menos insucessos. Criar oficinas, realizar palestras, incorporar módulos ao currículo, motivar o surgimento de iniciativas experimentais entre os estudantes, criar elos com empresas ou com instituições como o Sebrae e outras ações são meios pelos quais as escolas podem motivar e mobilizar seus alunos para empreender. Somente assim iremos plantar as sementes para que o Brasil se consolide como país de grandes realizadores como Walt Disney.
2 - Conhecer a história de Disney a partir de um filme como “Walt antes de Mickey” ajuda as novas gerações a entender que as realizações são construídas aos poucos, as custas de muito trabalho, de ousadia e investimento de tempo e recursos. E que o processo será sempre marcado por percalços e dificuldades. Dedicação, afinco, estudo, planejamento, vontade real de empreender e paixão pelo que se faz constituem elementos fundamentais para que histórias de sucesso se construam. Incentivar os alunos a ler biografias de realizadores como Disney, Steve Jobs, Benjamin Franklin e outros grandes nomes e criar círculos de debate e discussão sobre estes homens e seus empreendimentos é uma forma inteligente e certeira de motivar os estudantes a perseguir seus sonhos e transformá-los em realidade.
3 - Ben Franklin dizia que uma realização era fruto, essencialmente falando, de “10% de inspiração e 90% de transpiração”. O talento ajuda muito, mas não sustenta o sucesso pessoal ou um empreendimento se o realizador não estudar, planejar, trabalhar pesado, envolver suas equipes de trabalho, ser um apaixonado pelo que faz, acreditar naquilo que realiza, não apenas pelos lucros provenientes de suas ações mas porque, aquela ação, de fato, é útil e interessante para as pessoas atendidas por seus serviços e produtos. O sucesso de Walt Disney e de outros grandes realizadores passa justamente por tudo isso e pela disposição de oferecer mais do que produtos e serviços a seus clientes. O essencial é que a experiência vivida seja inesquecível e, nisso, certamente, as empresas criadas por Walt Disney são incríveis.
Veja o trailer do filme
Ficha Técnica
Filme: Walt antes do Mickey
Título original: Walt before Mickey
País/Ano: EUA, 2014
Duração: 106 minutos
Gênero: Drama, Biografia
Direção: Khoa Le
Elenco: Thomas Ian Nicholas, Jon Heder, Armando Gutierrez, David Henrie, Jodie Sweetin.