Educação Profissional
Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Colaborativa: Qual a diferença?
Gisele Vitório
Entre os temas que mais repercutem quando tratamos de educação estão as novas maneiras de ensinar, com metodologias cada vez mais elaboradas e embasadas em estudos e pesquisas educacionais assim como também das áreas de psicologia e neurociência. Por meio dessa perspectiva é possível descobrir um universo de termos relacionados ao ensino com novas estruturas de aprendizado. Os mais difundidos atualmente são: Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Colaborativa, porém é muito comum não entender a diferença ou mesmo não entender nenhum dos dois termos. Assim, abaixo segue uma explicação bastante objetiva e clara sobre cada um dos termos.
O termo Aprendizagem Colaborativa refere-se a um método de instrução onde os alunos em vários níveis de desempenho trabalham juntos em pequenos grupos para um objetivo comum. Os alunos se tornam responsáveis pelo aprendizado do colega e pelo seu próprio aprendizado. Assim, se um aluno é bem sucedido todos os outros alcançarão o sucesso. Uma das vantagens desse método é a interação entre os alunos faz com que o conhecimento seja disseminado entre eles, além de todos desenvolverem as habilidades de respeito e trabalho em equipe. O professor é um mediador do conhecimento, sempre orientando os alunos.
Já o termo Aprendizagem Ativa está ligado à centralidade do aprendizado, pois é o aluno que ativamente faz o aprendizado acontecer. E, portanto, o aluno deixa de ser um mero ouvinte. É um método focado nas habilidades, conhecimentos e atitudes. O professor é um instigador do conhecimento, provocando a vontade do aluno em buscar respostas.
A diferença entre elas é que a Aprendizagem colaborativa é sempre ativa, mas o contrário nem sempre ocorre.
Referências:
Gorhale, 1995-Colaborative Learning.
Kagan, 2009- A Miracle of Active Engagement.
# O potencial pedagógico dos arquivos históricos