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Gisele Vitório Coordenadora pedagógica em instituição de ensino profissional, consultora educacional e formadora internacional da Aprendizagem Sistêmica-Kagan na Planneta, empresa do grupo Vitae Brasil. Já atuou como professora técnica, expositora e facilitadora de aprendizagem em oficinas de simpósios e eventos internacionais de educação.

Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Colaborativa: Qual a diferença?
Gisele Vitório

Quatro alunos sentados em círculo na sala de aula estudando juntos

Entre os temas que mais repercutem quando tratamos de educação estão as novas maneiras de ensinar, com metodologias cada vez mais elaboradas e embasadas em estudos e pesquisas educacionais assim como também das áreas de psicologia e neurociência. Por meio dessa perspectiva é possível descobrir um universo de termos relacionados ao ensino com novas estruturas de aprendizado. Os mais difundidos atualmente são: Aprendizagem Ativa e Aprendizagem Colaborativa, porém é muito comum não entender a diferença ou mesmo não entender nenhum dos dois termos. Assim, abaixo segue uma explicação bastante objetiva e clara sobre cada um dos termos.

O termo Aprendizagem Colaborativa refere-se a um método de instrução onde os alunos em vários níveis de desempenho trabalham juntos em pequenos grupos para um objetivo comum. Os alunos se tornam responsáveis pelo aprendizado do colega e pelo seu próprio aprendizado. Assim, se um aluno é bem sucedido todos os outros alcançarão o sucesso. Uma das vantagens desse método é a interação entre os alunos faz com que o conhecimento seja disseminado entre eles, além de todos desenvolverem as habilidades de respeito e trabalho em equipe. O professor é um mediador do conhecimento, sempre orientando os alunos.

Já o termo Aprendizagem Ativa está ligado à centralidade do aprendizado, pois é o aluno que ativamente faz o aprendizado acontecer. E, portanto, o aluno deixa de ser um mero ouvinte. É um método focado nas habilidades, conhecimentos e atitudes. O professor é um instigador do conhecimento, provocando a vontade do aluno em buscar respostas.

A diferença entre elas é que a Aprendizagem colaborativa é sempre ativa, mas o contrário nem sempre ocorre.

Referências:

Gorhale, 1995-Colaborative Learning.

Kagan, 2009- A Miracle of Active Engagement.



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