Gestão e planejamento
Economizar para conquistar
Joyce da Conceição Lopes Simões
Como andam seus sonhos e o que você tem feito para conquistá-los?
Nada é mais prazeroso que realizar nossos sonhos pessoais, mas quando os sonhos parecem distantes demais, nos sentimos frustrados sem saber como vamos conseguir alcançá-los.
É importante entender que, para se alcançar algo é preciso sacrifício. Um dos grandes fatores motivacionais para pouparmos dinheiro é o que vamos fazer com ele no final, porque isso nos ajuda a manter o foco. Mas, como posso alcançar meus sonhos e não entrar no negativo?
Primeiro passo – Saber exatamente aonde você quer chegar. Por exemplo, você pode sonhar em ter um carro, mas isso é muito vago. É preciso detalhar o seu objetivo ao máximo possível, assim será mais fácil precificá-lo.
Um carro pode ser um fusca ou uma BMW, mas o investimento feito é bem diferente. Tenha em mente que um objetivo precisa ser SMART. (Leia o artigo: Metodologia Smart)
Segundo passo – Estabelecer metas claras e objetivas para seu projeto. É o momento de detalhar como você vai realizar o seu sonho. Procure planejar e descrever as metas que você deverá alcançar para que seu sonho seja realizado. É preciso mensurar tudo que faz parte do seu sonho e o valor que isso custo, quanto tempo vai demorar para realizar, etc
Terceiro passo – Estabelecer etapas intermediárias durante a caminhada que servem para verificar o percurso que você tem caminhado e, caso necessário, reavaliar e direcionar seu projeto.
Se pensarmos na compra de um imóvel na planta, por exemplo, as etapas intermediárias podem estar relacionadas com as fases de construção, etapas de pagamento, entrada no imóvel, pintura e piso, mobiliário necessário e enfim, a tão sonhada mudança.
Quarto passo – Comemorar as etapas intermediárias. É preciso motivação para conquistar seus sonhos. Comemore cada etapa vencida e avalie o quanto ela colaborou para alcançar seu objetivo.
Quinto passo: Avalie sua conquista. Ao realizar seu sonho, avalie o quanto ele cumpriu do seu planejamento inicial, principalmente ao se tratar do objetivo inicial. Use perguntas como:
Está satisfeito com sua conquista?
Atendeu sua expectativa?
Foi gasto o valor planejado?
Qual seu próximo objetivo?
Nunca podemos deixar de sonhar, pois são eles que movem nossa vida e não há melhor sensação que alcançar nossos sonhos sem o desgaste de arrastar dívidas enormes por trás deles, portanto, busque sempre ter um equilíbrio financeiro e planeje-se.
# Quando as influências externas mudam nossas decisões