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Gestão e planejamento

Jessyca Jennifer do Nascimento  Gerente de PMO. Formada em Matemática pela Universidade do Vale do Paraíba, Pós Graduada em Administração de empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e Gerenciamento de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica. É certificada em gestão de mudanças organizacionais pela Human Change Management Institute. Professora Universitária. Experiência em gerenciamento de projetos públicos.

Just in time
Jessyca Jennifer do Nascimento

relógio analógico

Implementando técnicas de manufatura no controle de estoques administrativos

Você conhece a ferramenta Just in Time?

O conceito do JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos a tempo (just in time) de serem vendidos. Nessa ferramenta o conceito de estoque é zero, ou seja, não há estocagem de produtos e materiais usados na produção.

Como aplicar esse conceito em escritórios que lidam com demandas operacionais, onde a imprevisibilidade e as necessidades imediatas ocorrem diariamente?

Dica 1 – Realize um mapeamento de todo o material que existe em estoque

Com análise e catalogação de todos os materiais de estoques que a empresa possui, teremos um mapa do patrimônio de insumos da organização. Só com isso será possível mensurar os desvios de compra e a depreciação do que precisa ser usado o mais breve possível.

Dica 2 – Estipule os insumos mínimos de cada local

Na ânsia de ter sempre a mão o que se precisa, os escritórios filiais sempre criam estoques paralelos para que nunca falte nada. Porém, muitos deles, estão com super alocação de materiais que ficam esquecidos e subutilizados. O ideal é ter um mínimo preestabelecido para que não se permita ações fora do padrão. Exceções serão tratadas como exceções.

Dica 3 – Reduza os períodos de compra de material

Se sua empresa só permite compras mensais, isso pode ser um problema, pois as equipes podem não conseguir se planejar e acabar ficando sem esse ou aquele material. Estabelecer mais períodos de compra durante o mês garante os insumos serão adquiridos sempre que necessário.

Dica 4 – Treinamento e compartilhamento de informações

De nada adianta mudar processos e instruções se as informações não forem devidamente compartilhadas e as equipes não forem treinadas para as novas demandas. Engajar os funcionários em uma nova estratégia da empresa é fundamental para obter apoio e comprometimento. Invista em materiais gráficos bem elaborados, e-mails marketing com informações sucintas e pequenas ações dentro da empresa para propagar a ideia.

Com pequenas atitudes é possível mudar um comportamento e reestruturar um processo errado. Porém é importante que você esteja engajado na mudança e seja parte ativa dela. Não se esqueça de que nenhum processo muda de forma eficaz da noite para o dia.



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