Planeta Educação

Planeta Literatura

Felipe Morais Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica em E-commerce da Faculdade Impacta, sócio-diretor da FM Consultoria em Planejamento e autor do livro “Planejamento Estratégico Digital”.

Por um ano com mais livros: 4 dicas para ler mais em 2016
Felipe Morais

garota sentada na poltrona lendo livro

Ler ainda é o melhor aprendizado, mas a rotina atribulada impede muitas pessoas de devorarem os livros tanto quanto gostariam. Para quem colocou em sua lista de resoluções de Ano Novo a tarefa “ler mais”, uma boa meta é em torno de 10 a 15 livros. Entretanto, apesar de um hobby, requer disciplina. Veja algumas dicas para aproveitar melhor seu tempo lendo:

Organize a leitura

O método de leitura varia de acordo com a pessoa. Há quem leia o mesmo trecho mais de uma vez para absorver melhor a informação, ao mesmo tempo em que tem quem prefira grifar as partes mais importantes. Mas quem dedica 30 minutos diários a uma leitura comum consegue ler, em média, 20 páginas. Em um ano, são 7.300 páginas, que correspondem a 25 livros de 300 páginas, ou seja, dois livros por mês.

Divida o tempo entre dois livros

Especialistas dizem que dividir o tempo de leitura em dois livros, ainda que seja um capítulo de cada, exercita mais o cérebro. Portanto, manter dois livros de cabeceira, ou um em casa e outro na mochila, facilita a dinâmica e agrega intelectualmente.

Aproveite o tempo ocioso

Leia durante o trajeto do trabalho ou na volta para casa, no ônibus, metrô, táxi ou Uber. Também aproveite o horário de almoço para desconectar do trabalho por um momento, além de distrair, esta prática pode auxiliar seu próprio processo criativo. Outra boa oportunidade é ler durante a espera no consultório médico ou dentista.

Evite distrações

Ler antes de dormir é relaxante, mas é fundamental manter a TV desligada e o smartphone longe da cama para que a leitura não concorra com a Internet e as redes sociais. Outro aliado é o horário de verão, que permite aproveitar a luz natural depois do expediente com uma ida a um parque ou praça, lugares ótimos para a leitura.

Além do prazer da leitura, ela também é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional, para adquirir novas habilidades e incrementar a carreira e a performance no trabalho. Para quem se animou, aqui vão sugestões de títulos para ler em 2016:

“Planejamento Estratégico Digital” – Felipe Morais

“Carreia 360 graus” – Célio Antunes

“Fazer Acontecer” – Julio Ribeiro

“Por dentro da mente do consumidor” – Philip Graves

“Marketing de atitude” – Julio Ribeiro

“Problemas Oba” – Roberto Shinyashiki



Leia também…

# 1 bilhão de dólares em 18 meses: A história de Mike Krieger e do Instagram

# Sonho Grande


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda não avaliada.