Carpe Diem
O poder de uma cartinha ao Papai Noel
Taís Cristina Soares
Dezembro, fim de ano, Natal, festas e presentes. Para muitas crianças, isso é o que o mês representa, para outras, final do ano escolar, um tempo em casa e talvez uma boa refeição no dia 25. No final do meu segundo ano escolar, escrevi, como de praxe, uma cartinha ao bom velhinho, porque talvez, se fosse uma boa garota recebesse o que desejava. Escrevi muitas coisas, que queria tal boneca, porque ela tinha cabelo loiro e etc.
Uma carta bem pretensiosa, admito. Para uma criança de oito anos desejava muitas coisas que meus pais não poderiam providenciar no momento. A carta foi enviada junto com centenas de outras dos colegas da escola e no dia 24 apareceram dois homens do correios, com a tal da boneca. Fiquei radiante, "minha carta foi escolhida, fui uma boa garota mesmo", o pessoal do correio disse que escrevia muito bem para a idade e meu pai ficou todo orgulhoso. Aquele foi um dia inesquecível pra mim, com certeza me lembrarei para o resto da vida. Agora, depois de anos, vi como aquela aparente simples cartinha mudou minha vida, continuei acreditando no Papai Noel por muito tempo e como me disseram que era boa com as palavras, nunca mais parei de expressa-las.
Natal – Dia ou época em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.(Dicionário Michaelis)
Natal é época de ajudar, de agradecer e comemorar por todas as coisas boas que nos acontecem a cada dia, e que passam às vezes, despercebidas. Aos olhos de uma criança, há magia, alegrias, família reunida e presentes. Por isso, vale lembrar que ao ajudarem crianças a realizarem seu sonho de natal você não está apenas oferecendo-as um brinquedo, e sim, encorajando-as a ter esperança e fé.
Na opinião da psicopedagoga Natalia Cortelli a escrita de uma cartinha ao Papai Noel vai muito além do desejo de ter um presente de natal.
“A escrita da cartinha para o papai Noel, é muito importante, não somente pela figura que ele representa. O uso da imaginação, na fase infantil, está ligado à criatividade que a criança possa desenvolver durante todas as outras fases da vida.
É comum presenciarmos nos dias atuais jovens e adultos com dificuldades na elaboração de textos por não conseguirem usar a imaginação. Crianças com pouca imaginação são pouco criativas no futuro. O Natal é uma excelente época para incentivarmos as crianças a imaginarem um mundo mágico, de luzes e bondade. A figura do papai Noel está totalmente ligada ao que se refere amor ao próximo, um senhor que passa sua vida construindo brinquedos para crianças, que não conhece, pelo simples fato de amar o próximo. Incentivar as crianças nessa crença e seguir este exemplo de doação é também poder contribuir para a formação de um adulto melhor e mais criativo, diz a psicopedagoga.”
Uma cartinha ao Papai Noel me fez enxergar com outros olhos o Natal, e pode mudar o olhar de muitas crianças. Professores, nunca deixem de incentivar seus alunos a acreditarem na magia do Natal; Pais, nunca deixem de encorajar seus filhos na fé, e incentiva-los a amar o próximo.
"Papai Noel ou Santa Claus é um bom velhinho que representa o verdadeiro espírito do natal, mais que presentes, Papai Noel traz a esperança de que as crianças de hoje serão adultos melhores amanhã." (Dom Franco Pires)
# Artigo: Fim de Ano: Hora de recarregar as energias e curtir a família!