Gestão e planejamento
É tempo de refletir, repensar e planejar
Joyce Lopes e Jessyca Jennifer
Com a chegada do fim do ano, sempre temos um momento reflexivo. Será que conseguimos cumprir todos os objetivos que traçamos para este ano? Como será o próximo? Isso nos leva a momentos de expectativa pelo que está por vir com uma pequena pitada de ansiedade.
Fim de ano é uma época muito aguardada. Aquela sensação de dever cumprido e a ansiedade para o próximo ano impulsiona a reflexão sobre nossas metas pessoais e profissionais a cerca de tudo que conseguimos desenvolver e algumas pendências que acabam ficando pelo caminho.
A melhor maneira de planejar o próximo ano é avaliar tudo o que aconteceu até aqui, refletindo sobre as lições aprendidas com os erros e acertos e pensando em como realizar nossas próximas metas pessoas e profissionais.
Há um pensamento muito sábio que aprendemos quando estamos dirigindo é que antes de uma ultrapassagem para seguirmos em frente é imprescindível olharmos no retrovisor. Isso também acontece em nossos projetos, é fundamental avaliarmos tudo o que aconteceu no ano para então planejar o próximo. Uma técnica utilizada para isso é a “Rodada de Lições Aprendidas”, é um momento em que toda a equipe participa expondo suas avaliações com relação às atividades desenvolvidas.
Para que essa ação tenha sucesso, seguem algumas sugestões para realizar uma rodada de lições aprendidas no seu trabalho:
• Envolva todas as pessoas que participam das atividades;
• Faça uma retrospectiva do que foi o trabalho, aponte os principais acontecimentos e relembre as experiências vividas no processo;
• Direcione a equipe a pensar em:
- Quais experiências importantes ocorreram durante o projeto?
- Quais expectativas foram cumpridas e quais não foram?
- Em quais ações fomos bem sucedidos e por que? (perspectiva interna, do negócio e externa, do cliente);
- Em quais situações falhamos, por que e quais foram as consequências? (perspectiva interna, do negócio e externa, do cliente);
- Ocorreram imprevistos ou surpresa negativas / positivas?
• Anote todas as questões pontudas e valorize a perspectiva de cada participante.
• Busque criar uma atmosfera positiva para o intercâmbio de experiências. Enfatize que esse encontro é uma oportunidade de aprender com os acertos e equívocos.
• Lembre que o foco são os processos, não as pessoas. Motive os participantes a não culpar as pessoas nem a empresa.
No final, teremos uma lista de ações, por meio das quais poderemos refletir sobre o que fazer para potencializar nossos acertos e no que é necessário melhorar para minimizar as dificuldades e obstáculos.
Assim nossa ultrapassagem para o próximo ano terá mais chances de sucesso. Você já participou alguma vez de uma rodada de lições aprendidas? Faça o teste com sua equipe. Você será surpreendido com o resultado.