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1 bilhão de dólares em 18 meses: A história de Mike Krieger e do Instagram
João Luís de Almeida Machado
Mike Krieger é um nome pouco conhecido pela maioria dos brasileiros. O Instagram, por outro lado, empresa fundada por este jovem nascido em São Paulo, é imediatamente reconhecido por milhares de pessoas, notadamente entre os jovens usuários, como um dos mais populares e acessados recursos de rede social do planeta.
Postar fotos instantaneamente na rede mundial de computadores pode parecer nos dias de hoje algo banal. Quando o Instagram surgiu já existiam algumas empresas que ofereciam este serviço na internet. O foco de Mike e de seu sócio, majoritário no negócio, o norte-americano Kevin Systrom, nem era o de criar um recurso focado em enviar fotografias via rede social na web. No entanto, de seu projeto inicial, alterado para o que hoje conhecemos como Instagram, se passaram apenas poucos meses e, neste tempo, Kevin e Mike deixaram de ser apenas estudantes em Stanford, na Califórnia, se tornaram empreendedores numa pequena startup e, em aproximadamente 18 meses, venderam seu negócio para Mark Zuckenberg pela impressionante cifra de 1 bilhão de dólares.
O que diferenciou o empreendimento de Systrom e Krieger dos demais quanto ao serviço com fotos na internet? Porque os jovens empreendedores mudaram o foco de seu negócio? Que motivos levaram o Facebook a desembolsar valor tão astronômico por uma empresa pequena ainda em processo de gestação? Como surgem fenômenos do porte do Instagram e do próprio Facebook, entre outros negócios no segmento da internet, que da noite para o dia se tornam gigantescas corporações?
O livro “O Clique de 1 bilhão de dólares”, do jornalista especializado em tecnologia, Filipe Vilicic, publicado pela Editora Intrínseca, conta a incrível história deste jovem brasileiro que, na realidade, como ficamos sabendo, é mais um autêntico cidadão do mundo, tendo vivido parte de sua existência no Brasil e tantos outros anos fora do país e, com isso, nos permite entender um pouco melhor tal história e os fenômenos ocasionais que ocorrem no mundo dos negócios associado ao universo das tecnologias de informação e comunicação.
Não é da noite para o dia que alguém como Mike Krieger surge. Há sempre uma boa e esclarecedora trajetória de vida que demonstra os motivos pelos quais é possível a algumas pessoas ascender ao Olimpo dos grandes nomes seja em que área for, como no caso de Mike, no mundo dos negócios.
Filho de um executivo cujos empregos o fizeram circular por outros países, tendo estudado sempre em escolas internacionais, o que levaram ele ao rápido domínio do inglês, passaporte essencial para quem quer ser cidadão do mundo e, principalmente, ter contato com uma mentalidade ou forma de pensar e se relacionar com o mundo em que empreender é tão natural quanto respirar, Krieger, conforme é possível acompanhar no relato detalhado do livro, com depoimentos de pessoas que com ele estudaram ou mesmo com alguns de seus professores, sempre teve iniciativa, disposição para inovar, interesse em conceber e realizar coisas diferentes.
Desde cedo foi levado a compreender o valor e as possibilidades do estudo. Ao mesmo tempo, foi sendo oferecida a ele uma educação em que não é apenas passivo, a receber informações e dados para reproduzir posteriormente em provas e trabalhos escolares. O conhecimento existe para ser aplicado, deve ter relação com o mundo em que vivemos, tem que necessariamente nos prover informações e dados para que possamos construir soluções para a vida no planeta.
Entre seus interesses, é claro, estavam os games, a informática e a fotografia. Não há acasos na vida das pessoas. Steve Jobs, o Midas por trás da Apple, se interessou por caligrafia e isso foi definidor para seus futuros negócios na medida em que tais estudos o focaram na questão do design de forma a buscar sempre, dentro de um estilo minimalista, clássico e clean uma apresentação notável para seus produtos e serviços.
Os fortuitos encontros entre os interesses de Krieger na adolescência, seja em casa ou na escola, nos projetos que desenvolveu a pedido de professores, fez com que ele trilhasse os passos essenciais para o futuro do Instagram. Os caminhos posteriores, no ensino superior, a partir de recomendações e indicações de alguns de seus mestres no ensino médio, o levaram a Stanford, um centro universitário de excelência nos Estados Unidos com primazia na área de tecnologias mas que, ao mesmo tempo, o prepararam para o mundo dos negócios e dos relacionamentos a serem estabelecidos, de fundamental importância para quem precisa de investidores, colaboradores e parcerias.
Não bastassem todas estas credenciais, originárias dos estudos, da influência da família, das pessoas com quem se encontrou e que o instaram a ir adiante em seus sonhos, Mike Krieger é, também, pessoa reconhecida como discreta, tranquila e, literalmente, do bem. Segundo aqueles que são próximos do jovem empreendedor, a não ser em momentos muito específicos e particulares de seus negócios, como descrito em certas passagens do livro de Vilicic, em que por causas externas acaba ficando um pouco ansioso e ligeiramente preocupado ou mesmo tenso, Mike é uma pessoa zen, que gosta de ficar em casa ou passear com seu cachorro, de estar com os amigos ou com a companheira.
Isso contraria um pouco a lógica que parece prevalecer no insano mundo dos negócios e, em especial, no segmento das tecnologias, em que tudo é rápido e no qual se exige, quase como regra, que os gestores sejam tensos, nervosos e extremamente exigentes.
Não que Mike seja desleixado ou pouco ligado em seus negócios. Na configuração de sua empresa coube a ele reger o desenvolvimento do produto, o que ele fez com perícia e esmero, tanto na condução do projeto e em sua reconfiguração, quanto na contratação da equipe, e a seu sócio Kevin Systrom, as negociações, entre as quais a que os levou a vender a empresa ainda embrionária a Zuckenberg por soma bilionária, até então não atingida por nenhuma outra startup neste segmento.
O que é certo nesta história de sucesso é que, muitas vezes, conhecemos apenas as vitórias, os êxitos obtidos e pouco ou nada nos é trazido a respeito dos bastidores. Neste sentido, ainda que precoce, a biografia de Krieger e do Instagram, escritas por Vilicic, nos permitem perceber que há sorte na trajetória destes empreendedores de sucesso, mas que está sempre associada a muito estudo, trabalho duro e ao estabelecimento de relações estáveis e certas, com tudo ocorrendo no momento exato, ou seja, com as pessoas estando no lugar certo, na hora precisa em que devem estar por lá. Para conhecer com mais profundidade, não há outro caminho senão a leitura do livro, o que certamente recomendo.
# Artigo: Ela se Foi, Mas o seu Legado Fica Para Sempre!