Planeta Educação

Universo Escolar

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Vídeos para quem quer estudar e passar no ENEM
João Luís de Almeida Machado

Fundação Lemann e YouTube EDU lançam aplicativo que disponibiliza playlists com vídeos curados para alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando e nesta reta final é hora de revisar conteúdos e ficar muito bem preparado para a edição deste ano da prova mais concorrida para se ingressar nas melhores universidades públicas do Brasil.

As melhores escolas, é claro, disponibilizam plantões, oferecem listas adicionais de exercícios e realizam simulados internos que replicam o modelo do ENEM para seus alunos.

Nem todas as redes ou escolas, no entanto, tem estas ferramentas a seu alcance, em especial as unidades de ensino públicas. Pensando neste público, em 2013 o YouTube lançou um canal de vídeos educativos curados pela Fundação Lemann, ou seja, validados quanto ao seu conteúdo com o apoio de especialistas da Unicamp e do Poliedro, o YouTube EDU, que, desde o início foi um sucesso e atingiu a meta de oferecer conteúdo variado, de qualidade, atendendo as áreas do conhecimento avaliadas no ENEM e nos principais vestibulares com o intuito claro de auxiliar a todos os alunos do país, em especial, aos estudantes das redes públicas de ensino.

Neste canal é possível encontrar desde aulas convencionais, com 40 ou 50 minutos de duração até as pílulas, ou seja, com tempo de duração médio de 6 a 8 minutos, para atender os alunos conforme sua preferência.

Há também, desde professores mais descolados e engraçados até os mais sérios, o importante é que seja quem for o docente, nenhum deles perde tempo durante suas explanações para consolidar os conhecimentos trabalhados em suas videoaulas.

O portal disponibiliza suas aulas dividido por matérias, por isso mesmo, ao entrar no ambiente, os alunos e professores interessados em conhecer e utilizar tais vídeos educativos encontra o que for sua prioridade, das exatas as biológicas sem se esquecer das humanas e dos códigos e linguagens.

Em 2014 novas matérias passaram a ser avaliadas e materiais para o Ensino Fundamental II também foram incorporados para atender a este público de educandos e educadores igualmente ávidos por bons materiais de apoio.

A partir de setembro de 2015 a Fundação Lemann trouxe a público, tendo em vista os dados que comprovam ser os dispositivos móveis, como tablets e especialmente smartphones, a versão mobile do site para que os alunos possam conferir playlists nas quais vários são encontrados vários vídeos indicados no site do YouTube EDU.

O grande ganho, sem qualquer sombra de dúvida, é que o fato de ser um aplicativo permite aos usuários que tenham acesso as videoaulas em qualquer lugar em que tenham acesso à internet via Wifi ou redes 3G/4G.

Deste modo os pretendentes as vagas do ENEM ganham um forte aliado que lhes permitirá estudar e aprofundar os conhecimentos, por exemplo, no ônibus a caminho da escola ou de casa, no intervalo entre aulas ou quando for mais conveniente para sua preparação para este e outros exames de admissão para o ensino superior.

A organização dos vídeos em playlists utiliza um modelo conhecido dos estudantes pois replica uma lógica que estes já conhecem a partir de canais de vídeos ou de músicas que acessam em seus smartphones ou tablets.

A linguagem utilizada no EDU.app é igualmente diferenciada e apropriada a esta geração de estudantes nativos digitais o que o torna ainda mais atraente.

Ficou interessado? Então entre no Google Play (o app está disponível somente para dispositivos que utilizam o sistema Android) e baixe o aplicativo clicando aqui.

Bons estudos e boa prova do ENEM!



Leia também…

# Artigo: Lições sobre Amar e Viver

# Artigo: Em busca da chave mágica


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda não avaliada.