Cinema na Educação
Meu Nome é Rádio
Lições de Solidariedade e Amizade
Há filmes que ficam escondidos nas prateleiras das locadoras ou na programação dos canais de televisão em virtude de seus títulos pouco convidativos. Não são poucos aqueles que, entretanto, mereceriam muito mais atenção por parte dos espectadores. Especialmente quando ficamos sabendo que no elenco estão atores muito conhecidos e qualificados. Esse é, por exemplo, o caso desse filme de título pouco usual, “Meu Nome é Radio”, estrelado pelos competentíssimos Cuba Gooding Jr., Ed Harris e Debra Winger.
Outro aspecto importante para muitos admiradores da sétima arte que procuram por filmes que possam nos ajudar a compor um acervo de opções interessantes (além de um elenco qualificado) é procurar filmes que se estruturem em histórias verídicas. É lógico que quando se trata de falar de personagens ou acontecimentos relevantes para a história do mundo fica muito mais fácil encontrá-los. Não é desses filmes que estou falando nesse texto, mas daqueles em que os personagens são pessoas comuns, como eu ou você, que acabam se destacando em virtude de posicionamentos, atitudes ou ações que valorizam suas histórias de vida.
Há vários filmes assim sendo lançados todos os anos, alguns pelo cinema, outros pela televisão, que acabam chegando ao mercado nacional através do vídeo ou do DVD. É o caso, por exemplo, de ótimas histórias como “Patch Addams”, “Música do Coração” ou “A Última Grande Lição” (infelizmente ainda não disponível no mercado brasileiro de vídeo e DVD). Todos esses filmes contam casos de superação, garra, fibra e muita disposição para mudar o mundo para melhor. Em todos eles há grandes atores (Robin Williams, Meryl Streep, Jack Lemmon) dispostos a personificar essas pessoas simples que souberam realizar fantásticas ações a partir de suas vidas.
A diferença entre esses filmes e “Meu Nome é Rádio” reside apenas no fato de que esse último tem um título pouco feliz, o que pode fazer com que alguns de nós não nos animemos a assisti-lo. Se esse for seu caso, volte atrás, pense novamente na possibilidade de levá-lo para casa, apesar do título infeliz.
Ao assistir o filme com certeza vocês verão que não faltam bons motivos para ter enfrentado suas resistências iniciais. Essencialmente posso lhes adiantar que o que mais valoriza a história desse improvável herói do título são as lições de solidariedade e amizade que fornecem os subsídios para a trama. Tudo ocorrendo dentro da esfera de uma escola; acontecimentos mais especificamente relacionados ao esporte e as equipes que defendem as cores de uma high school (escola de ensino médio) da Carolina do Sul.
Além da história sensível e edificante, ainda somos brindados com atuações seguras de Ed Harris e Debra Winger e com a ótima performance de Cuba Gooding. Não se deixe enganar pela embalagem ou pelo título, “Meu Nome é Rádio” é um daqueles filmes inesquecíveis que sempre recomendamos a amigos e parentes. Não percam!
O Filme
Rádio (Cuba Gooding Jr.) é uma pessoa solitária, que vive empurrando um carrinho de supermercado pelas ruas da pequena cidade em que vive, pegando tudo aquilo que lhe pareça interessante e que tenha sido largado ou jogado fora pelos donos. As pessoas da cidade têm um certo receio quanto a esse estranho indivíduo e, por esse motivo vivem mudando de calçada quando se vêem frente a frente com ele.
Um dos locais preferidos da rota de Rádio é a High School local, especialmente o campo de futebol americano, onde tantas vezes para e observa os treinamentos. Numa dessas ocasiões, uma bola é atirada fora dos limites do campo de treinamento e acaba próxima a Rádio. Ao invés de devolvê-la, ele a coloca em seu carrinho e segue adiante, apesar dos protestos de um dos jogadores, impedido de alcançá-lo em virtude do alambrado que os separa.
Isso dá origem a um incidente que se revela assustador para Rádio. Ao descobrir isso, o técnico e professor de educação física Harold Jones (Ed Harris) resolve a situação e fica sensibilizado quanto ao caso de Rádio. Por esse motivo o convida a ajudar nos treinamentos e colaborar nos jogos da equipe. Pode-se dizer que, a partir desse momento, Jones praticamente tutela ou adota Rádio.
Desse contato surge uma relação de amizade sincera e duradoura. Mais importante ainda, o encontro entre os dois os ajuda a encontrar sentido para suas vidas e dá a Rádio uma real oportunidade de crescer e de superar algumas de suas dificuldades. Mas há pessoas da comunidade que acham que essa proximidade entre o treinador e o jovem deficiente está prejudicando o rendimento do time de futebol na temporada...
Assistam e preparem-se para grandes emoções!
Aos Professores
1- Que tal articular seus alunos para descobrir as lições de solidariedade e amizade de sua comunidade? Há muitas e muitas histórias bonitas a serem contadas e passadas adiante. Estimule-os a conversar com pais, irmãos mais velhos, tios, avós, amigos ou mesmo com os professores para descobrir que o mundo não é feito somente de violência, amargura, dor e sofrimento. Recentemente escutei de alguns alunos que não dava para acreditar que a melhor resposta para tudo é o amor e a bondade, argumentavam justamente que todos os dias escutam notícias que parecem retratar ódio ou raiva, morte ou guerras. Lembrei-me de um filme em que um velho professor dizia a seus alunos que ainda há tempo para mudar as coisas e que, infelizmente, boas notícias não vendem jornais... Que tal mudar um pouco as perspectivas de nossas crianças, adolescentes e jovens?
2- As aulas de educação física são fundamentais para o bom desenvolvimento de nossos estudantes. Mais interessante ainda é fazer com que sejam criadas escolinhas de esporte nas escolas e que surjam equipes representando cada uma delas em diferentes esportes (futebol, basquete, atletismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei,...). Isso é uma verdadeira tradição nos Estados Unidos e, de certa forma, explica como aquele país se tornou a maior potência esportiva do mundo. Projetos esportivos também devem fazer parte do cotidiano de nossas escolas e, não devem se restringir como responsabilidade apenas aos professores e treinadores, também os outros educadores podem ajudar em suas áreas e disciplinas. Podem explicar a mecânica dos esportes e do corpo (matemática e física), as alterações provocadas no metabolismo (química e física), a história dos esportes, como a geografia favorece ou prejudica o desenvolvimento de certos esportes em determinados países, qual a melhor alimentação para um atleta,...
3- Rádio é uma pessoa que apresenta dificuldade de aprendizagem. Verificar essas situações no cotidiano escolar é responsabilidade de todos os profissionais de educação. Qualquer anomalia ou queda de rendimento tem que ser encaminhada para orientadores e psicólogos e, quando necessário, sugerido o apoio de outros profissionais. Quanto mais rapidamente for feito o diagnóstico, mais facilmente será o apoio e o eventual tratamento.
4- Incentivem seus alunos a ajudarem os alunos que tem maior dificuldade de socialização a se integrarem ao trabalho e as atividades da escola. Há certos alunos que tem poucos amigos, que mal falam em aula, que se escondem pelos cantos dos corredores ou ainda que nem freqüentam os intervalos por timidez, por medo ou mesmo pela simples falta de uma palavra amiga que o leve a essa socialização. Esse também é um dos papéis primordiais da educação. Ensinar os alunos a entender as diferenças e estimular os intercâmbios e a cordialidade. Lições reais de solidariedade que podem fazer muita diferença no cotidiano...
Ficha Técnica
Meu Nome é Rádio
(Radio)
País/Ano de produção: EUA, 2003
Duração/Gênero: 109 min., Drama
Direção de Michael Tollin
Roteiro de Mike Rich, baseado em artigo de Gary Smith
Elenco: Cuba Gooding Jr., Ed Harris, Debra Winger, Alfre Woodward,
S. Epatha Merkerson, Brent Sexton, Chris Mulkey, Sarah Drew, Riley Smith.
Links
http://www.adorocinema.com/filmes/meu-nome-e-radio/meu-nome-e-radio.asp
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=1188
http://www.imdb.com/title/tt0316465/ (em inglês)