Planeta Educação

Diário de Classe

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Tarefas escolares e tecnologias: Uma relação possível e necessária
João Luís de Almeida Machado

Não se iluda, as tarefas, com o advento das tecnologias não deixam de existir. As lições de casa devem, no entanto, se adequar aos novos tempos e isso significa, em linhas gerais, que:

- Precisam desafiar o aluno;

- Propor aprofundamento dos temas estudados;

- Gerar produções dos alunos;

- Ensejar a criatividade e a criticidade;

- Realizar o uso significativo de recursos (tanto na web quanto fora dela);

- Integrar e gerar colaboração.

Neste sentido a tarefa não pode se restringir a responder questões, realizar listas de exercícios ou pesquisar sites com conteúdo pronto na internet, o que ocasiona o combatido “copiar e colar”.

O que fazer então? Como trabalhar a questão das tarefas de forma efetiva utilizando os recursos da tecnologia?

- Trabalhe com dados abertos, relacionados ao cotidiano, que estão em sites de jornais, instituições públicas ou outros órgãos confiáveis. Por exemplo, gráficos e tabelas sobre a variação do valor do dólar, índices sobre o volume das represas, dados apresentados em pesquisas sobre assuntos relacionados a saúde pública podem ser buscados e, ocasionar o estudo sobre globalização, crise hídrica/energética ou doenças (como surgem, o organismo humano, medicamentos, tratamentos...).

- Peça aos alunos que busquem mais de uma fonte, de preferência com opiniões diferentes, para trabalhar um determinado tema. Por exemplo, ao trabalhar o tema do aborto ou da crise hídrica, peça que vejam opiniões de quem defende e de quem condena o aborto, vá atrás de explicações dos governantes sobre os problemas de falta de água e também de especialistas que explicam com mais detalhes o assunto, busquem relatos de quem está sentindo na pele a falta de água...

- A resposta dos alunos pode e deve ter formatos diferenciados, como por exemplo, vir na forma de um vídeo, uma gravação em áudio (como um programa de entrevistas no rádio), em texto tradicional, como um infográfico... Criatividade conta e faz com que os alunos, usando as ferramentas da tecnologia, tenham que entender o assunto e adequar a forma como irão falar sobre o tema numa mídia diferente, além disso impede ou dificulta o “copiar/colar”.

- Crie oportunidades para debates online sobre os temas das tarefas, como um fórum, no qual dúvidas possam ser postadas, sugestões de leituras, indicações de sites e outros recursos, além de sugestões e dicas dos próprios alunos possam surgir.

- Use as ferramentas e as redes sociais da instituição de ensino como canal de divulgação e troca. Evite utilizar canais como o Facebook ou o Twitter para não permitir que o foco no trabalho/tarefa escolar seja perdido. Nestas redes compartilhe dicas e sugestões de sites, leituras, vídeos e outros materiais que possam ser usados como apoio pelos alunos na tarefa.



Leia também…

# Artigo: As crianças e a internet no Brasil

# Artigo: Mídias e processo educacional


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda não avaliada.