Planeta Educação

Dicas de Navegação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Brasiliana Fotográfica: Acervo de imagens permite viagem no tempo
João Luís de Almeida Machado

Iniciativa da Biblioteca Nacional o site Brasiliana Fotográfica digitaliza imagens históricas e permite a todos interessados conhecer melhor a História do Brasil

O endereço da Brasiliana Fotográfica na web é http://brasilianafotografica.bn.br/

O estudo da História tem como base a busca de documentos que permitam aos pesquisadores, como peças de um grande quebra-cabeças, compreender como as pessoas viviam, as características sociais vigentes, os elementos culturais dominantes, as estruturas econômicas sobre as quais se assentavam as cidades e os países, as bases político-jurídicas consolidadas e tudo aquilo que é representativo para a existência humana.

Neste sentido o acesso a registros oficiais ou pessoais é de suma importância quando se organizam levantamentos históricos que tenham como objetivo a análise e compreensão da ação humana no planeta.

Documentos governamentais, dados auferidos através de censos, relatórios e balancetes produzidos em empresas privadas, cartas e diários particulares, literatura de época e outros documentos escritos são fontes regulares, entre outros tipos de registros de tal natureza, aos quais recorrem os historiadores e estudiosos.

O advento de outros meios de registro e documentação, como a possibilidade de fotografar, filmar ou realizar gravações em áudio, surgidos a partir do século XIX, ampliaram a gama de fontes as quais os pesquisadores podem recorrer.

O aperfeiçoamento destas tecnologias com o passar dos anos e décadas tem, certamente, criado mais e mais registros nestes padrões, o que certamente tornará o trabalho dos historiadores muito mais rico quanto as fontes disponíveis ainda que, mais complexo no sentido da seleção das fontes mais pertinentes neste emaranhado digital em que nos encontramos a partir do advento da Internet, na última década do século XX.

De qualquer modo, registros de caráter visual e auditivo, combinados ou não, se tornaram regulares e, com eles, aumentou a disponibilidade de materiais que chegam as mãos dos historiadores para que o quebra-cabeças dos vários acontecimentos por eles estudados possa ser montado de forma mais detalhada.

Neste sentido, o surgimento de acervos digitais de alta qualidade como o que é oferecido pela Brasiliana Fotográfica, disponibilizado a partir de iniciativa da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, permite a estudiosos, professores, alunos e a sociedade em geral, literalmente, viajar no tempo através da coleção de fotos históricas ali presentes.

O Site

Partindo do princípio de que a navegação deve ser simples e intuitiva, como nos melhores projetos relacionados a web, a página da Brasiliana prima pela pontualidade quanto a sua estrutura e organização. Além disso, deve ser igualmente destacado o fato de que há um importantíssimo trabalho de curadoria sendo realizado nos bastidores que torna o resultado final não apenas qualificado do ponto de vista tecnológico, mas também e principalmente, quanto ao aspecto acadêmico. Há rigor científico e qualificação dos profissionais da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles envolvidos o que garante o material quanto a sua procedência e dados relacionados disponíveis para o acesso dos visitantes.

O que se percebe, a princípio no site da Brasiliana Fotográfica são as informações que constam em seu menu superior, conforme é possível verificar na imagem a seguir:

Temos nesta porta de entrada acesso a homepage em “Início”, a rica coleção de imagens em “Acervo”, a informações sobre o projeto em “O Portal”, as produções destacas periodicamente pelos especialistas em “Destaques”, a proposta de convite a Curadores externos para a elaboração de galerias comentadas em “Curadores Convidados” e ao compartilhamento de dados relacionados a “Preservação Digital” para que novos projetos ou iniciativas de tal calibre ou intenção venham a surgir.

Em “Início” encontramos imagens que compõem o acervo do portal em destaque, acompanhadas de postagens produzidas com o intuito de informar o internauta quanto ao conteúdo imagético das fotos. Neste sentido há a preocupação de oferecer dados quanto a data estimada ou precisa em que tal fotografia foi tirada, o local em que as imagens foram registradas, a que se referem, quais são as edificações retratadas, se a foto tiver pessoas há o trabalho de identificar o(s) grupo(s) social(is) ao qual pertencem ou mesmo, se possível, reconhecer quem são as personalidades presentes em tal registro.

Em estudos realizados, por exemplo, sobre foto na qual se celebrava a aprovação da Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil, em evento campal ocorrido em 17 de maio de 1888, que contou com a participação da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, entre milhares de pessoas que aparecem na foto, foi possível encontrar o grande escritor brasileiro Machado de Assis, acontecimento que até então não havia sido registrado ou percebido pelos pesquisadores. O fato teve grande repercussão na imprensa, com matérias destacando o achado e registrando o valor da iniciativa e do trabalho desenvolvido no portal Brasiliana Fotográfica, como por exemplo, em artigo da Folha de São Paulo ou da Revista Veja.

Há, também, uma preocupação didática nas postagens no sentido de localizar os acontecimentos historicamente, ou seja, realiza-se trabalho de contextualização dos fatos e, para fins educativos, ao se apresentar tais fotos, nas postagens relacionam-se os dados a datas históricas, como no exemplo a seguir, em que no dia 13 de maio de 2015, quando se lançou na web o conteúdo abaixo, a imagem “Escravos na colheita de café”, de Marc Ferrez, fosse diretamente relacionada ao fato de que neste mesmo dia, em 1888, ocorria a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

A busca de imagens no Acervo é também outro importante trunfo da iniciativa pois permite aos usuários que busquem fotos a partir de 3 diferentes elementos, a saber: Data, Autor, Assunto e Local, como demonstrado na reprodução que apresentamos a seguir:

Ao se clicar, por exemplo, em “Assunto”, somos direcionados a um índice organizado em ordem alfabética e podemos escolher a partir de uma grande variedade de temas. Realizei pesquisa sobre a cidade de São Paulo e obtive acesso a várias fotografias, de diferentes regiões da capital dos paulistas, como a Avenida Paulista, por exemplo, que irão surpreender e encantar a todos que realizarem levantamentos neste portal.

A variedade de temas e a qualidade das reproduções digitais é outro ponto alto do portal. O acervo é composto de imagens antigas, muitas delas do século XIX ou da primeira metade do século XX, o que certamente compromete sua qualidade em decorrência do passar do tempo e do desgaste dos originais. Ainda assim o trabalho é belíssimo pois além da rica coleção cuja digitalização manteve a informação disponível, o que é de grandioso valor para a cultura nacional, o que se percebe é que a maioria das imagens preservada está em boas condições.

Navegar pela Brasiliana Fotográfica torna-se portanto, um caminho natural e um deleite para quem quer viajar de fato pela História do Brasil em busca de riqueza de detalhes possíveis de se encontrar nestas fotos. Recomendadíssimo!


Leia também…
# Artigo: Museu Histórico Nacional

# Artigo: Descobrindo o Brasil


Avaliação deste Artigo: 5 estrelas