Filosofando
Habilidades Sociais: quem são os responsáveis em desenvolvê-las?
Daniela Pena
O que você faz quando encontra uma pessoa na rua?
E quando alguém pergunta como você vai, qual é a sua resposta?
Vivemos em uma era em que não há mais tempo a “perder” com um simples “Olá como vai você?” e parar para ouvir o que o outro está precisando falar; e mais, nós mesmos nunca falamos realmente como estamos, simplesmente dizemos: Vou bem, obrigada .
Tudo anda tão corrido, que dificilmente damos um sorriso, ou um simples “bom dia” na rua. Andamos com nossos celulares e lá sim espalhamos bom dia e emoticons sorridentes.
Como nos orienta o educador Vigotsky, sobre a interação entre as pessoas ser algo crucial para o desenvolvimento nas escolas, em nosso cotidiano não pode ser diferente, não podemos deixar se perder a interação entre os indivíduos.
Um adolescente, ou um jovem do século XXI mal diz um obrigado, ou por favor, dificilmente um deles se levantam para dar lugar a um idoso ou a uma gestante, mas você acha que a culpa de tudo isso é somente deles? Não! Nós também temos culpa nisso, pois temos tantos afazeres em nosso dia que nos esquecemos de ensinar coisas simples, mas preciosas para vivermos bem em sociedade.
Devemos resgatar esses valores, ensinar as crianças como devem se comportar, ensinar nossos filhos, alunos, pois eles são o futuro. Se hoje já vivemos assim, como será daqui a alguns anos se não refletirmos e agirmos no agora?
Vejo que o maior problema para tudo o que vem acontecendo hoje está diretamente relacionado com educação e valores, pois quando se aprende na infância nunca mais se esquece, ninguém deixa ou se esquece de ser educado, o que acontece é que muitos nem aprenderam.
O nosso dia é tão corrido que mal temos tempo para sentar a mesa com a família para almoçarmos ou jantarmos juntos, e o “normal” acaba sendo cada um comer no seu horário e sempre à frente da televisão. E quando acontece de sentarmos a mesa juntos, mal conversamos, pois cada um está com seu celular.
Cabe a nós pais, educadores e cidadãos cuidarmos para que esses valores não se percam, e melhor, para que sejam resgatados. Nós precisamos nos doar mais e sermos exemplos, pois não adianta nós ensinarmos nossos filhos a dizerem ”por favor” quando essa palavra nem faz parte do nosso vocabulário.
Um futuro melhor, uma melhor formação de caráter está na minha, na sua, nas nossas ações, então não vamos deixar para amanhã, vamos começar hoje e agora mesmo a mudar o nosso mundo.
“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.” (D. Quixote)
# Artigo: Entendimento sobre as Habilidades Sociais