De Olho na História
Dia Internacional do Macarrão
Daniele Vilela Leite
Em 25 de Outubro de 1995, durante o 1º Congresso Mundial da Pasta em Roma- Itália, onde estavam reunidos os principais fabricantes de macarrão do mundo, instituiu-se o “Dia Internacional do Macarrão”, hoje comemorado.
Segundo alguns pesquisadores, essa massa tão apreciada surgiu na China. Foi o navegador Marco Polo quem levou o macarrão para a Itália no Século XIII. Mas o macarrão chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos e não saiu mais de nossas mesas. E hoje é um dos pratos mais populares e saborosos do mundo.
O Brasil é o terceiro consumidor mundial de macarrão, atrás dos Estados Unidos e da Itália, em primeiro.
O macarrão é um importante item no cardápio, pois é fonte de carboidratos, fundamentais na produção de energia para nossas atividades diárias. E ao contrário do que muitos imaginam, o macarrão é considerado um alimento com baixos níveis glicêmicos e que, por demorar mais tempo para digerir, colabora para prolongar a sensação de saciedade.
Atualmente o macarrão é produzido em diversas formas como fusilli, espaguete, talharim, e podem ser encontrados em diversos tipos, como o delicioso caseiro, integral e massa fresca. Não podemos deixar de citar a imensa possibilidade de acompanhamentos, que os deixa ainda mais saborosos: legumes, verduras, molhos, temperos, carnes, frango, peixe, e outros... com macarrão, tudo fica bom!
E vale também lembrar do macarrão instantâneo, invenção japonesa que surgiu após a Segunda Guerra Mundial. O inventor, Momofuku Ando, teve a ideia enquanto observava uma longa fila de pessoas esperando para conseguir uma sopa de macarrão. O macarrão instantâneo é visto com tanta importância no Japão que tem até um museu que conta sua história!
Para comemorar a data, chefs de diversos países preparam requintadamente essa iguaria em formas belas e criativas. E você? Que tal caprichar e preparar o seu?
# Artigo: Você sempre quis voar - Dia do Aviador