Carpe Diem
Fim de Ano: Hora de recarregar as energias e curtir a família!
Daniele Vilela Leite
Mais um ano acabando...Hora de comemorar e descansar!
Dezembro chegando, e para muitos, isso é sinônimo de: Férias!
Um ano se passou e com ele, trabalhos, estudos, passeios, conhecimentos, aprendizados, alegrias, tristezas, encontros, mudanças e também muitas conquistas: conquistas de alguns sonhos, de novos amigos, de bens materiais e imateriais, enfim, conquistas que nem imaginávamos ou não esperávamos acontecer tão depressa.
Poxa, quanta coisa aconteceu! Passaríamos o dia aqui falando sobre fatos que nos marcaram durante esse ano. Alguns bons e outros nem tanto, mas o que importa é que de alguma forma adquirimos conhecimento, experiências e aprendizado! Bom, o ano esta chegando ao fim, e nossas energias também. Para recarregá-las, nada melhor que descansar.
As férias são esperadas por todos: empresários, chefes, gerentes, subordinados, professores, diretores, orientadores; todos que realizam uma jornada de trabalho. Normalmente, quando chega o final do dia, queremos ir para casa, descansar e repor as energias para o outro dia. Mas para muitos, o “chegar em casa”, nem sempre é sinônimo de descanso. Pelo contrário, o chegar em casa, significa iniciar o “segundo turno”: Lavar, passar, cozinhar, cuidar da casa e principalmente dos filhos.
Sim, os filhos! Nesse período do ano as crianças estão muito cansadas de toda uma rotina e mesmo que não cumpram uma jornada de trabalho, participam de atividades que são realizadas durante o dia: escola, trabalho escolar, tarefas (que muitas vezes contam com auxilio dos responsáveis), inglês, curso de reforço, música, futebol, ballet... Para os adultos, pode até parecer “pouca coisa”, mas para as crianças tudo isso é bem puxado.
Se pensarmos nos pequeninos da creche então, esses são verdadeiros guerreiros! Se para os adultos oito horas de trabalho já são cansativas, imagina para uma criança que passa quase 10 horas do seu dia em uma instituição. Claro, com atividades diferenciadas: pedagógicas, lazer, recreação, higiene e sono, e todas realizadas com dedicação e carinho pelos funcionários. Mas já imaginou o quanto é desgastante para as crianças? Por mais que gostem e se divirtam nesse ambiente, nada melhor do que estar em suas casas, com o carinho e cuidado de sua família.
Enfim, o que importa é que dezembro chegou! Vamos aproveitar esse período comemorativo para descansar, rever parentes e amigos, rir, divertir, passear, viajar e aproveitar cada minuto em companhia de pessoas agradáveis. E se não for fazer nada disso, mesmo ficando em casa, aproveite esse período para rever algumas coisas em sua vida. Talvez coisas simples, mas que devido à correria do dia a dia acabamos por priorizar outras atividades e deixamos de lado. Aproveite também para “curtir” seus filhos, sobrinhos, primos... Junte as crianças e saia para fazer algo... Que tal jogar bola, ou levá-los para fazer uma caminhada, andar de skate, de bicicleta? Melhor ainda se for em um ambiente seguro como um parque, ou em um centro esportivo, que não tem perigo de trânsito!
Aproveite essas datas tão especiais, pois só as teremos novamente daqui um ano, quando for hora de recarregar as energias novamente!
Boas Festas!
# Artigo: Adolescente: nem criança grande, nem adulto pequeno
# Confira outros artigos da coluna Carpe Diem