Planeta Educação

Carpe Diem

Bruno de Campos Oliveira é analista de produto na Planeta Educação. Graduado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Trabalha com a editoria de Educação há cerca de três anos e procura sempre disseminar novas ideias e projetos na área. E-mail: bruno.oliveira@vitaebrasil.com.br

O que é ser brasileiro?
Bruno Oliveira

Foto de uniforme com bandeira do Brasil. Crédito: André Gustavo Stumpf/flickr


Ser brasileiro é estar preparado para qualquer desafio. É encarar a vida com alegria e não desistir do seu objetivo, seja ele qual for.

É ter orgulho de lutar por um sonho, de correr atrás de uma vida melhor e de espalhar boas energias por cada canto que passa.

Ser brasileiro é ser capaz de dançar samba, ou pelo menos arriscar alguns passos. É poder assistir o Carnaval - a festa mais bonita do mundo - de camarote. É celebrar cada conquista, cada título, cada data do ano de uma forma diferente, com alegria, e com a certeza de que outros bons momentos virão pela frente.

É encarar os problemas, a pobreza, a falta de recursos e as dificuldades com transparência e força de vontade. É entrar na sala de aula e saber transformar o conhecimento em riqueza. É dar o sangue e o tempo para formar alunos mais críticos e mais preparados para encarar a vida.

É construir escolas e juntar forças para levar experiências de vida e histórias aos lugares mais remotos da Amazônia. É dar importância aos índios e às pessoas que, apesar de viverem em lugares remotos, fazem parte de nossa sociedade e compartilham o mesmo sonho.

É ter uma das seleções de futebol mais vitoriosas do mundo. É deixar claro às demais nações que apesar de podermos receber uma Copa do Mundo, não somos perfeitos e ainda temos muitos desafios para enfrentar.

É ir para a rua e exigir mudanças, rompendo com o silêncio e se sentindo livre para expressar seus desejos. É parar o país ao menor sinal de indignação.

É poder mostrar aos visitantes toda a nossa beleza natural e nossa diversidade. É ter paisagens e lugares que nenhum dinheiro do mundo poderia comprar.

Ser brasileiro é ser amigo, ser receptivo e gostar de agradar as pessoas, mesmo que com simples gestos e um sorriso no rosto.

É ser capaz de dedicar alguns minutos na semana para fazer o bem, ajudar quem precisa e tornar famílias mais felizes, independente das condições e recursos que disponha.

Ser brasileiro é pensar diferente, é trabalhar forte por um mundo mais justo e mais caloroso. É acordar sempre disposto a crescer. Ser brasileiro é ser você!


Leia também...
# Artigo: A Chave da Boa Educação

# Artigo: Sociedade Protetora dos Homens

# Confira outros artigos da coluna Carpe Diem


Avaliação deste Artigo: 4 estrelas