Planeta Educação

Educação Profissional

Erica Monquero Erica Monquero é Escritora e Analista em Recursos Humanos na Planeta Educação; Formada em Comunicação Social pela UNIVAP; Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos e especialista em Gestão do Conhecimento; Possui ampla experiência na área de pessoas no mercado hoteleiro. E-mail: erica.monquero@vitaebrasil.com.br

15 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego
Erica Monquero

Foto de aperto de mão

Embora existam tantos tutoriais disponíveis na internet, as pessoas sempre têm dúvidas quando se deparam com esta situação: uma entrevista de emprego.

É importante que estejamos sempre preparados para esta situação, pois os convites para entrevistas podem surgir quando você menos espera ou quando não está procurando por um novo emprego, caso você já esteja empregado.

Cabe a você a decisão de aceitar ou declinar o convite. Mas caso a sua resposta seja de aceitação, sempre aparece certa insegurança em como se comportar durante o evento e se existe uma maneira ideal de agir durante uma entrevista.

Não existe uma regra exata. Se houvesse, todos agiriam da mesma forma e a entrevista perderia o seu sentido que é o de conhecer o candidato em sua essência. O que vale mesmo é o “bom e velho” bom senso, sem esquecer de que você é 100% observado o tempo todo!

Entretanto, há alguns profissionais de Recursos Humanos que disponibilizam algumas dicas para os candidatos, dicas estas que dividiremos logo abaixo.

O processo seletivo inicia em casa, quando você começa a se arrumar e a se preparar para ir até o local da entrevista. Recomenda-se que sejam escolhidos trajes mais tradicionais e com cores neutras. Se tiver dúvida neste momento, pergunte a outra pessoa se você está sendo discreto com a roupa escolhida. Discrição é fundamental: quem tem que chamar a atenção do entrevistador é você com as suas competências, e não a sua roupa.

Opte por perfumes mais suaves e escolha acessórios discretos e pequenos. Para mulheres, recomenda-se usar unhas com esmaltes de cores claras e maquiagens em tons neutros. Para os homens, indica-se manter a barba feita e unhas limpas.

Entraremos em mais detalhes sobre trajes numa próxima oportunidade.

Confira as 15 dicas dos profissionais de Recursos Humanos para se dar bem em uma entrevista de emprego:

Chegada ao local da entrevista

#1 - Procure chegar ao local da entrevista com cerca de 10 a 15 minutos de antecedência para que você tenha tempo hábil de se identificar na recepção e verificar se o local está correto. Lembre-se que em muitas empresas ou consultorias em Recursos Humanos o candidato começa a ser avaliado já em sua chegada.
#2 - Tenha atenção ao se sentar enquanto aguarda ser chamado pelo entrevistador: sente-se corretamente, tente não demonstrar a ansiedade (chacoalhando os pés, mordendo os lábios, abanando-se, olhando diversas vezes o relógio), entre outras atitudes que tomamos quando nos deparamos com estas situações de espera.
#3 - Leve um livro ou uma revista interessante, que demonstre que você é uma pessoa “antenada”. Mas não vale levar revista de fofoca ou algum livro que possa te comprometer!

Durante a entrevista

#4 - Cumprimente o entrevistador através de um aperto de mãos firme, porém não aperte em demasia e por muito tempo, como também não pegue as mãos de forma muita frouxa.
#5 - Sente-se no local indicado pelo entrevistador de forma correta; não se sente na ponta da cadeira e evite cruzar braços e pernas. O ideal é que mantenha os seus braços repousados sobre o braço da cadeira.
#6 - Para as mulheres, sugerimos que não deixem a bolsa no colo como uma barreira entre o entrevistador e você. O ideal é que acomode a bolsa ao lado, seja numa outra cadeira, no chão, ou pendurada no braço da sua cadeira.
#7 - Evite mexer repetidas vezes no cabelo, no brinco, no relógio, entre outros amuletos que arrumamos neste momento, pois demonstra que você está ansioso com a situação.
#8 - É importante que você conheça o seu currículo, pois o entrevistador fará as perguntas utilizando este documento como guia. Por isso seja objetivo e claro em suas repostas. Não responda apenas “sim” ou “não” de forma extremamente direta. Uma boa dose de simpatia ajuda muita a conquistar a atenção do entrevistador.
#9 - Procure sorrir, em vez de manter uma postura muito séria. Apenas tome cuidado para não sorrir o tempo inteiro e passar uma imagem de que não leva as coisas a sério.
#10 - Não fale mal de seu antigo emprego, chefe e colegas de trabalho.
#11 - Fique atento com a sua página nas redes sociais. Muitas vezes, elas são consultadas pelo entrevistador para que ele possa conhecer um pouco mais do seu perfil fora do ambiente da entrevista. Afinal, nas redes sociais, as pessoas se sentem mais à vontade para escrever o que pensam e dar opiniões.
#12 - Numa entrevista, não minta, em hipótese alguma! Esta é a recomendação mais importante. Procure ser você mesmo, use o bom senso, procure controlar a ansiedade e a entrevista será transformada num momento agradável para todos.

Término da entrevista

#13 - Ao término da entrevista, pergunte ao entrevistador se há uma previsão de quando a empresa dará um retorno aos candidatos, mesmo que eles não aprovados. É respeitoso e transparente para com o candidato que ele receba um retorno da empresa.
#14 - Ao despedir-se, por mais que a conversa tenha sido descontraída, dê apenas um aperto de mãos. Não ofereça beijo ou abraço. Agradeça ao entrevistador pelo convite para participar do processo seletivo.
#15 - Ao ir embora, não se esqueça de agradecer também a pessoa que te recepcionou na sua chegada. É gentil e você deixa uma marca positiva na sua saída.


Leia também...
# Artigo: Qualificação da Mão de Obra Brasileira, Uma Nova Urgência

# Artigo: O Aluno e a Carreira Profissional

# Confira outros artigos da coluna Educação Profissional


Avaliação deste Artigo: 5 estrelas