Filosofando
Entendimento sobre as Habilidades Sociais
Gisele A. Lemes Vitório
Somos nós seres sociáveis, capazes de manter relacionamentos não somente por necessidade, mas por prazer em estar junto, assim como Aristóteles diz que “O homem é um animal social”, em seu tratado A Política ele quer nos demonstrar a importância de sermos sociáveis e como isso ocorre em nossas vidas.
Pois bem, já que somos “animais sociais” precisamos entender qual a importância do contexto social em nossas vidas: Nascemos, crescemos e morremos dependendo de outros seres sociais, viver então é uma questão de sociabilidade.
Nascemos e somos apresentados ao ser que terá o compromisso de nos alimentar de forma digna com valores, costumes, alimentos, sentimentos, etc. com a ajuda de outros seres que se associam em prol da criação.
Com o passar dos anos, precisamos nos socializar com maior frequência e em maior quantidade de pessoas, entramos num ambiente chamado escola, capaz de nos transformar de simples seres em processo de socialização em seres prontos para viver em sociedade, porém o núcleo escola, máquina transformadora social, precisa nos incluir num mundo onde é cada vez mais necessário, porém, em contrapartida cada vez menos utilizada algumas habilidades sociais, que por questões de valores ou mesmo de cotidiano acabam não acontecendo.
São habilidades simples, que tornam o relacionamento mais ameno, saudável como cumprimentar seus vizinhos, ser cortês, saber respeitar opiniões adversas as suas, lidar com as transformações do dia-a-dia. Um exemplo clássico de nossas habilidades sociais em cheque está em submeter uma pessoa ao trânsito caótico das grandes cidades, é possível perceber as habilidades sociais no modo como a pessoa encara o trânsito, pois são nas situações de confrontamento que encontramos as habilidades sociais. Saber respeitar no trânsito a sinalização, os pedestres e os outros motoristas e ainda ter paciência com quem não respeita é uma habilidade social de nível elevado, pois todos os elementos sociais como respeito (ou a falta dele), compreensão, entendimento das regras do local estão presentes.
Enfim, as habilidades sociais são um conjunto de práticas para que haja harmonia entre os seres. Sendo assim o habilitado socialmente é o indivíduo capaz de manter um relacionamento cordial, com trocas onde os lados sejam compreendidos e possa haver cooperação entre eles.
# Artigo: Correndo Contra o Tempo
# Confira outros artigos da coluna Filosofando