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Cinema na Educação

 

Cinema é Meio de Comunicação em Massa
Blog "Cinema e Educação"

O cinema é arte, meio de comunicação de massa e, sobretudo, meio de educação de massa.

O que isso significa? Significa que o cinema cumpre o papel de não apenas materializar uma linguagem que sugira, que movimente os elementos gramaticais do cinema para cumprir um efeito prazeroso aos sentidos, nem que o cinema é uma tecnologia que vise plasmar os gostos visuais.

O cinema é tudo isso, mas é pricipalmente um discurso que textualiza valores e ideologias e, por conta disso, tem o propósito de persuadir o espectador para que mude o seu comportamento em atendimento a uma dinâmica dentro do tecido social.

A palavra "educar", segundo o diconário de Houaiss (2009), significa:

1. Dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade; transmitir saber a.
2. Dar ensino a; instruir.
3. Fazer (o animal) obedecer; domesticar, domar.
4. Aclimar.
5. Procurar atingir um alto grau de desenvolvimento espiritual; cultivar-se, aperfeiçoar-se.

Com isso, podemos dizer que o cinema educa porque possibilita o desenvolvimento da personalidade, transmite saber, domestica e aperfeiçoa a sensibilidade e a cognição de mulheres e homens com um alcance massificador.

A escolha de um filme, portanto, é extremamente importante para a formação dos alunos, pois o seu uso, pertinente ao grupo escolar, ajuda enormemente a potencializar as operação mentais para a construção do conhecimento e para uma reflexão mais crítica da experiência sociocultural dos sujeitos.

Se o cinema comercial atrai tantos alunos para as salas de cinema, cabe ao professor trazer para a sala de aula esses filmes para identificar, juntamente com os alunos, os aspectos que provocam a adesão do público e se esses aspectos são apenas transportadores ou se eles sedimentam visões que venham interferir nas relações interpessoais.

Questões como: até que ponto os filmes de ação funcionam apenas como condutor de agressividade? Eles não cumpririam a função de retroalimentar essa agressividade?

O cinema, portanto, pode ser arte, meio de comunicação e educação de massas, o que o torna valioso nas aulas de qualquer disciplina.

É importante que acompanhemos os filmes que hoje são feitos para o público infantil e adolescente para vermos os valores ali veiculados, mas, também, para percebemos as contradições e ambiguidades.

Muitos desses filmes tentam manter uma estrutura falocêntrica de poder, mas não conseguem sustentar o poder unidirecional em toda a narrativa. Ou então, seus idealizadores podem querer mostrar a complexidade que envolve as relações de poder e terminam desenhando uma narrativa unidirecional apologética à força bruta.

Em Branca de Neve e o Caçador, por exemplo, há uma cena muito emblemática.

No momento em que o Troll ataca Branca de Neve e o caçador, há uma clara referência ao poder da beleza associado à mulher que a possibilita sobreviver, pois é por meio dela que o homem (metaforizado pelo monstro) sucumbe e enfraquece (significa dizer também que as mulheres feiam morreriam).

Quando o caçador, atingido anteriormente pelo monstro, acorda, ele pega o machado (símbolo fálico) e cambaleando tenta acertar o bicho, mas atinge o vazio.

Este momento poderia ser interpretado como um desempoderamento masculino, já que o papel de protetor não era mais necessário.

No entanto, esta cena foi feita para despertar o riso na plateia, atenuando a perda do poder, ainda que momentaneamente, do homem. Este enunciado aponta para a dificuldade de retratar o homem fora da função hegemônica de gênero possível apenas como uma piada e não pode ser levada a sério.

Fonte: Blog "Cinema e Educação" do Grupo de de Pesquisa em Cinema, Literatura e Educação (GPCLE) da UNEB/DEDC/Campus I e cumpre a função de postar reflexões, informações sobre o tema e o Grupo.  (http://cinemaeeducacao-uneb.blogspot.com.br/).

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