Planeta Educação

Planeta Literatura

 

A Ação Social em Harry Potter, Renato Aragão e Ronaldinho Gaúcho
Maria Augusta Ribeiro

Foto de Maria Augusta Ribeiro, autora do artigoJ.K. Rowling e seu Harry Potter Social

Para celebrar o dia mundial do livro infantil, a coluna traz a autora de uma das histórias mais emblemáticas de todos os tempos.

A escritora J.K. Rowling é uma cidadã em ação diferenciada, que promove a inclusão social e a solidariedade, destinando ganhos de Harry Potter para ações sociais e transformando seu personagem em agente social.

Problemática e com grandes entraves psicológicos, esta escritora direcionou seu sofrimento para um mundo de magia, no qual criou histórias fantásticas que hoje são publicadas em vários idiomas.

J.K. Rowling, com uma fortuna considerável, não possui projetos pessoais, mas é dotada de grande engajamento social e contribui com somas milionárias para fundações que auxiliam mulheres e crianças com AIDS, câncer, esclerose múltipla e vítimas de abusos.

Em especial, a escritora dedica grande parte de suas doações a instituições que garantam a educação, fornecendo livros e donativos que permitam a crianças, jovens e adultos mudarem suas realidades poe meio do mundo mágico de Harry Potter.

O palhaço cidadão Renato Aragão

Renato Aragão é palhaço sim, mas com um coração enorme e cheio de disposição para ser solidário.

Ultrapassando barreiras econômicas e sociais, esse palhaço é o homenageado dessa coluna, que também comemora o dia do circo.

Didi Mocó para muitos, ele, além de alegrar multidões com sua simplicidade e grande energia, utilizou-se de um dos meios de comunicação mais poderosos para promover a solidariedade e, junto com a Rede Globo de Televisão, criou o Criança Esperança.

Esse projeto social mobiliza a sociedade em prol da criança, que faz doações online e pelo telefone em favor de projetos cadastrados e inspecionados pelo Criança Esperança, que hoje tem o apoio da UNICEF.

Assim, todos os anos, o palhaço Didi invade nossos lares apresentado um grande show, com a participação de vários artistas, dançarinos e muita diversão, atraindo um público cada vez maior para ser solidário, tudo isso impulsionado por um palhaço que um dia ousou em sonhar um mundo melhor.

Cidadão Em Ação: Ronaldinho Gaúcho

Esse futebolista brasileiro é um dos atletas mais completos e carismáticos do esporte e fez de sua trajetória no esporte uma possibilidade de contribuição maior à sociedade.

De infância humilde e com pai falecido, as dificuldades não foram apenas no esporte, foram na vida.

Por isso, desde 2006, esse cidadão solidário e esportista mantém o Instituto Ronaldinho Gaúcho na cidade de Porto Alegre.

É um espaço voltado para a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco, que se dá por meio do esporte e da educação.

O projeto conta com uma unidade com capacidade para mais de 500 jovens.

Para participar, basta estar na escola e se inscrever no projeto, que conta com atividades educativas, recreativas e desportivas, afinal, todo mundo quer aprender como se joga futebol no instituto do craque.

Um envolvimento maior acontece com a comunidade próxima ao projeto, que se beneficia de atendimentos médicos e odontológicos, preenchendo lacunas do que o governo não fez.

Parabéns, Ronaldinho!

Maria Augusta Ribeiro é Consultora de Comunicação Corporativa; Formada em Comércio Exterior e Direito pela Universidade de Cuiabá; Especializada em Business Consulting pela Universal Class Tm; Proprietária do Blog "Belicosa" (http://belicosa.com.br).

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas