Planeta Educação

A Semana - Opiniões

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Dicas de incentivo à Leitura na Escola
Meios e Técnicas que Visam ao Despertamento do Comportamento Leitor

Foto-de-Erika-de-Souza-Bueno-autora-do-artigo Desafio de muitos professores,a leitura, em muitas escolas, tem sido vista em “maus lençóis”.

Há alunos que, simplesmente, dormem nas aulas dedicadas ao despertamento do comportamento leitor.

Tudo isso tende a deixar muitos professores desmotivados, mas, acalmem-se, há meios para vencer esses obstáculos.

Uma das dicas começa antes de o livro ser aberto ou até mesmo antes de o aluno pensar que a aula será dedicada à leitura.

Para se ter ideia da dimensão dessa afirmativa, pense num professor de língua portuguesa que, ao adentrar à sala de aula, diz aos seus alunos que o adjetivo é a palavra que qualifica o substantivo.

Ora, desculpe-me, mas alguém perguntou alguma coisa do tipo? A resposta, nesse caso específico, é não.

Não houve nenhum método para despertar interesse, curiosidade ou vontade de querer saber sobre algo.

Esse modelo de aula, ou seja, essa forma de somente chegar à sala e despejar uma série de conteúdos não é mais atrativa.

Aqui, então, resumimos a primeira dica para uma aula interessante de leitura: o despertar do interesse, da vontade de conhecer e de saber sobre algum fato.

Nessa mesma linha de raciocínio, não comece a aula de leitura sem verificar o local em que ela deverá acontecer.

Pense em métodos para garantir que a sala tenha um ambiente fresco e agradável, de modo a não cansar o leitor no meio de seu percurso.

Considere que tudo em nossa vida é assim, praticamente nada do que fazemos o fazemos sem estímulos.

Para você assistir a uma novela ou a um filme do início ao final, por exemplo, muitas técnicas são utilizadas, pois, caso contrário, você troca de canal ou desliga a televisão.

No processo de leitura também ocorre isso, o professor precisa entender a linguagem que há por trás dela.

Essa linguagem aqui é entendida como os meios que nos tornaram leitores assíduos de conteúdos diversos, isso se assim o formos de fato.

Outra dica para descobrir algumas técnicas para ajudar seus alunos a tomarem gosto pela leitura é você dedicar-se a conhecer os processos que foram capazes de formar outros leitores.

Por isso, que tal uma entrevista em bibliotecas públicas de sua cidade para, num bate-papo, descobrir o porquê e como pessoas comuns, de todas as idades, mantêm esse saudável hábito?

Por fim, dê objetivo à leitura de seus alunos, não os aprisionem em textos que são bonitos apenas a você.

Assim, você terá grandes chances de permitir que cada um deles descubra que, lendo, poderá ter muitas de suas próprias necessidades satisfeitas.

Quando chegar a esse ponto, você vai entender que não precisará se preocupar tanto com outros pontos da vida acadêmica e social de seus alunos.

Já bem sabemos que somos seres de necessidades satisfeitas, ou seja,  a cada satisfação, outro desejo se mostra a nossa frente.

O aluno leitor saberá muito bem como e onde buscar suas próprias respostas, beneficiando, dessa forma, todas as áreas de sua vida.

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