Planeta Educação

Educação e Tecnologia

 

As Redes Sociais Como Um Recurso para a Aprendizagem
Naiana Galter Santana Kubota

Foto-de-Naiana-Galter-Santana-Kubota-autora-do-artigo O avanço da tecnologia nos possibilita que estejamos conectados à Internet cada vez mais, o que nos traz vários benefícios.

Entre eles, destaca-se a interação das pessoas em longa distância, ou seja, as famosas Redes Sociais.

Mas o que significa Rede Social?

Ela é a representação da interação, da troca social entre o ser humano, da necessidade de criar laços, além do compartilhamento com o outro ou qualquer grupo de um mesmo interesse. Isso é uma Rede Social.

E como utilizar desse meio para a educação?

Educadores encontram nas redes sociais a interação com os alunos, não deixando de lado os objetivos pedagógicos.

As Redes Sociais nos auxiliam para sabermos quais os interesses dos alunos, o que facilita muito o preparo dos conteúdos ministrados, aguçando o interesse e a participação de todos.

Ao utilizar as Redes Sociais, é como se os alunos encontrassem o conhecimento fora do ambiente da sala de aula, interagindo com seus colegas e professores num ambiente em que ele busca compartilhar o que sabe.

É claro que não basta se arriscar a utilizando para interagir com os alunos, ela tem que fazer com que o aluno reflita e adquira conhecimento da matéria.
 
É importante que os educadores tenham formação complementar para estar qualificados em seus trabalhos, oferecendo subsídios pedagógicos aliados às Tecnologias da Informação.

Por meio de capacitações, os professores estão mais aptos e preparados para lidar com ferramentas tecnológicas, adquirindo conhecimento e sabendo utilizar de forma adequada à necessidade da comunidade na qual estão inseridos.

Muitas vezes, os alunos têm contato com a tecnologia e não sabem lidar e tirar proveito dessas novas ferramentas.

Sendo assim, os educadores têm a oportunidade de oferecer conhecimento por meio de algo que eles estimam conhecer.

Utilizar as Redes Sociais na educação influencia no aprendizado dos alunos, pois muitos apenas a utilizam para jogos, deixando de adquirir algo que realmente faça sentido em suas vidas.

Abaixo, veja o depoimento de uma professora que, por meio da metodologia do Programa Informática Educacional de Caçapava, SP, utilizou Rede Social na educação:

"Tive a primeira experiência com uso da tecnologia no ensino em uma escola particular, onde os alunos utilizavam um portal para verificar tarefas, trabalhos, notas, avisos aos responsáveis etc. Mas, com o uso das redes sociais no ensino público este ano, no Edmir Viana, foi a primeira vez. Desenvolvemos um blog onde os alunos e responsáveis poderiam ter acesso às datas e conteúdos de provas e trabalhos e onde também poderiam ser postados os melhores trabalhos de informática realizados pelos alunos. A experiência foi muito boa, pois estimulou os alunos a trabalharem nos temas das aulas de informática com mais empenho para fazer do seu trabalho o melhor desenvolvido e vê-lo postado no blog. E a parte mantida por mim (professora) com as datas de provas e trabalhos foi um começo para evitar que os alunos deixassem de fazer as atividades por esquecerem ou por não estarem sabendo das entregas, quando faltavam à aula. É uma maneira também de os responsáveis acompanharem as atividades do aluno. Além disso, o mais interessante foi que o meio virtual proporcionou um caminho para alguns alunos que eram muito tímidos ou que não costumavam participar em sala de aula tirarem suas dúvidas ou deixarem comentários. O projeto ainda precisa ser aprimorado, ampliado e desenvolvido com mais tempo, mas já foi uma experiência gratificante." Professora Miriam Silva Freitas Dias – licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo – professora do ensino fundamental II na EMEF Edmir Viana de Moura.

Naiana Galter Sant´ana Kubota é Graduada em Pedagogia pela Uniararas e Auxiliar Pedagógica na Empresa Planeta Educação em Caçapava, São Paulo.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas