Planeta Educação

Carpe Diem

 

Abraços Grátis
Maria Augusta Ribeiro (Blog Belicosa)

O que Oprah Winfrey, Sick Puppie e mais de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo têm em comum? Todas já experimentaram um abraço da Free Hugs!

Mas e você? Sabe o que é isso?

A Free Hugs ou “Abraços Grátis” é uma organização sem fins lucrativos que vive de doações e oferece abraços gratuitos ao redor do mundo.

Tornando a sua história pessoal em realidade, um australiano, conhecido como Juan Man, teve uma ideia diferente: postar-se em locais públicos com uma placa escrito “abraços grátis”, e assim oferecer abraços gratuitos a qualquer um que passasse.

Por quê? Simplesmente para fazer o bem.

Estimulado por períodos muito difíceis em que não tinha ninguém que pudesse abraçá-lo e ampará-lo, Juan criou o movimento para evitar que mais pessoas se sentissem sozinhas ou deprimidas, e, pasmem, a resposta do público foi imediata.

Hoje, a Free Hugs é uma organização consolidada que vive de doações e estimula o abraço entre as pessoas, transpondo as barreias da cidadania e levando a ideia de bom cidadão para o mundo inteiro.

Há quem ache esquisito abraçar um cidadão que você nunca viu em plena praça pública. Até mesmo a desconfiança dos dias atuais faz com que a atitude se transforme em piadinhas ou numa maneira ousada de um ladrão tentar furtar algo.

Adeptos ou não do Free Hugs, a partir de 2006 a história de um homem ganhou proporções maiores e, com um vídeo caseiro, Juan Man mostrou que um simples abraço pode mudar a vida de muitos, tornando o videoclip de uma banda de rock.

A história do Free Hugs não é nova, mas é atual e torna pública a carência da humanidade e a falta que um abraço faz, transpondo as barreias sociais, econômicas, e explorando o ato cidadão de outra forma.

Veja o videoclip!


Maria Augusta Ribeiro é Consultora de Comunicação Corporativa; Formada em Comércio Exterior e Direito pela Universidade de Cuiabá; Especializada em Business Consulting pela Universal Class Tm; Proprietária do Blog "Belicosa" (http://belicosa.com.br).

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas