Ana Paula Barros de Paiva Pedagoga, atuando como Supervisora de Projetos Educacionais, com foco em Tecnologias Educacionais, pós graduanda em Gestão Escolar - Orientação e Supervisão.
Os Vingadores
Sugestões de Grandes Atividades em Sala de Aula
The Avengers é um filme que se baseou nas
histórias em Quadrinhos dos super-heróis.
Emoção, decisão e disputa de
espaços são algumas das
características que são apresentadas no filme.
O líder Nick Fury (Samuel L. Jackson) tem o projeto de
reunir os heróis e formar a Equipe Vingadores.
Quando se juntam, porém, a disputa de espaço e
ambição de um ser melhor que o outro é
muito nítida.
A decisão é de reunir alguns dos
heróis da Marvel na agência de espionagem
internacional S.H.I.E.L.D., visando defender o planeta e a humanidade
de ameaças intergalácticas.
Na sala de aula, é possível abranger uma
infinidade de temas, como Personalidade e Respeito e o Trabalho em
Equipe.
Que professor nunca teve um aluno que disse: “Ah! Professora,
com ele eu não sento ou não jogo”.
Essas dificuldades são enfrentadas diariamente por muitos
educadores.
Os alunos querem se sentir valorizados e importantes dentro do ambiente
escolar, querem ter o poder de decisão.
Alguns, quando não conseguem, buscam outra forma de
chamá-la a si, mas fazem isso, muitas vezes, de uma forma
inadequada.
O filme atrai muitas crianças e adolescentes, pois
é impactante.
Afinal, quem não tem o seu herói preferido?
O próprio educador pode começar uma aula
explorando, perguntando aos seus alunos qual herói eles mais
gostam e por quê.
Essas personalidades normalmente têm
características fortíssimas, que podem fazer com
que os alunos se identifiquem com os personagens, divirtam-se e
reflitam suas atitudes.
Abaixo, delicie-se nas atividades que você, professor, pode
desenvolver com seus alunos:
O Homem de Ferro (Robert
Downey Jr.):
O Homem de Ferro tem a personalidade forte, inteligente e
gosta de estar no controle da situação.
Além de piadista, é um playboy
bilionário que usa uma armadura vermelha.
O que podemos aprender com ele?
Questione os seus alunos e escreva as respostas. Será que
ser bilionário lhe dá o direito de tratar as
pessoas como quer? Levante pontos para dicussão.
Thor (Chris Hemsworth), baseado no deus Thor, filho preferido de Odin,
possui força e velocidade sobre-humanas, sendo capaz de
controlar os elementos da tempestade, raios, furacões e
geadas.
Ele também possui como arma o martelo mágico
Mjolnir.
Interessantes as características do Thor.
Já pararam para pensar que somente ele consegue pegar o
martelo?
Nem o Hulk, o mais forte, não consegue
levantá-lo.
Que tal discutir aqui que existem sentimentos e valores que
são de cada um, identificados na vivência,
família etc.?
Capitão
América (Chris Evans):
Em
um experimento para criar “Supersoldados”, esse
herói recebeu um soro que deixou seu corpo mais elevado e
desenvolvido do que os outros seres humanos.
Isso fez com que ele adquiresse força (ele é mais
forte do que qualquer humano), velocidade, agilidade, reflexos e
resistência, além de ter grandes habilidades para
aprender rapidamente.
Não basta somente a força física,
afinal, um homem vindo de experiências de
laboratório só poderia ter
características muito únicas.
Mas o Capitão América também
é inteligente, pensa suas atitudes e tem a
percepção de fazer escolhas.
Qual a importância dessas habilidades hoje em dia?
Gavião
Arqueiro (Jeremy Renner):
Mestre
supremo do arco e flecha, excelente artista marcial, líder e
acrobata, o Gavião Arqueiro tem incríveis
habilidades de visão e com ela é capaz de
realizar feitos aparentemente impossíveis.
Sua mira é tao excepcional que o faz realizar, muitas vezes,
proezas inimagináveis, seja com seu arco e flecha ou com
qualquer outro objeto disponível em mãos.
Quando se fala de arco e flecha, logo imaginamos um alvo, certo?
Que tal trabalhar o Gavião Arqueiro com o tema: Qual
profissão que quer seguir? Você tem um sonho?
Qual? Que habilidades é preciso adquirir para
alcançar um objetivo?
Hulk
(Mark Ruffalo):
Quanto
mais bravo, mais forte o Hulk fica.
Tomado pela raiva, ele é capaz de lutar por dias sem parar.
É dono de uma resistência mental sobre-humana,
sendo dificilmente vencido ou dominado por este tipo de superpoder.
Quando sua integridade física é atingida, ele
também se vê beneficiado pela
regeneração celular espontânea.
O “grandalhão verde”. O filme mostra
claramente como Hulk ainda não controla seus instintos.
Se provocado, fica furioso e acaba brigando com os próprios
companheiros.
Num trabalho dentro da sala de aula, de uma maneira bem
dinâmica, poderia ser proposto aos alunos que eles pensassem
se em algum momento já tiveram uma atitude impulsiva que
depois se arrependeram.
Exemplos de momentos assimpodem ser citados, tais como uma
discussão seus pais, brigas na escola, entre outras
possibilidades.
Viúva
Negra (Scarlett Johanson):
Experiências
do governo russo retardaram o seu envelhecimento, aumentaram o seu
sistema imunológico e reforçaram sua
resistência física.
A Viúva Negra é lutadora, perita em artes
marciais, especialista em armas de fogo, em táticas
militares e espionagem.
Com estudos das características da Viúva Negra,
podem ser trabalhados temas como a disciplina, treinamento e
aperfeiçoamento.
Isso porque todas as pessoas são capazes de adquirir
habilidades, basta se esforçar, empenhar e acreditar que, na
maioria das vezes, as coisas darão certo.
Esse breve descritivo a respeito das características de
alguns personagens do filme é para ilustrar que, quando
trabalhamos em equipe, não quer dizer que todos os
envolvidos precisam ser iguais.
De mod algum, os nossos grupos de trabalho podem contar com as mais
diferentes habilidades, pois cada pessoa tem o seu valor e sua forma de
pensar.
Quando juntas para solucionar um problema, mentes diferentes tornam-se
invensíveis, pois se únem por um objetivo
único, fazendo que um ajude o outro a superar seus limites.
Nick foi audacioso ao reunir esses super-heróis.
A história ficou sensacional e mostrou o quanto cada um teve
que crescer para proteger a humanidade.
Na sala de aula não é diferente.
O professor também precisa ser audacioso para propor novos
desafios a cada dia para sua turma.
Essa nova geração de alunos não quer
mais copiar, isso não os atrai mais.
Hoje, os alunos precisam ter experiências e vivenciar
situações que os façam refletir em
atitudes na sociedade.
Como toda ação tem uma
reação, na vida real não é
diferente, todas as pessoas irão responder por seus atos.
Por tudo isso, é indispensável que cada pessoa
conheça suas características e limites.
Assim, cada um podeserá aprender a controlá-los,
para que não seja controlado por suas
emoções e desejos.
Ficha
Técnica
Diretor: Joss
Whedon;
Elenco:
Chris Evans, Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Scarlett
Johansson, Samuel L. Jackson, Jeremy Renner, Stellan
Skarsgård, Cobie Smulders, Gwyneth Paltrow, Tom Hiddleston.
Produção:
Kevin Feige.
Roteiro:
Joss Whedon.
Fotografia:
Seamus McGarvey.
Trilha
Sonora: Alan Silvestri.
Duração:
136 min.
Ano:
2012.
País:
EUA.
Gênero:
Ação.
Cor:
Colorido.
Distribuidora:
Disney;
Estúdio:
Marvel Enterprises / Marvel Studios.
Classificação:
12 anos.
Fonte
das personalidades: http://pt.wikipedia.org.
Fonte
da Ficha Técnica:
http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/os-vingadores-the-avengers/id/17138.