Planeta Educação

Dicas de Navegação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Site da Revista Recreio
Divertido e Educativo

http://recreionline.abril.uol.com.br

Imagem-do-Logotipo-do-Recreio-On-line

A palavra recreio caiu em desuso ao longo dos últimos anos após décadas em que reinou soberana como designação utilizada para denominar o intervalo entre as aulas em uma escola. Era muito mais que isso para todos os alunos. Não era apenas um espaço de tempo de 15 ou 20 minutos durante o qual os alunos aproveitam para comer seu lanche ou ir ao banheiro. Era a hora em que apareciam os craques dos times do intervalo (e como tinha que ser bom de bola para entrar nos disputados times que tinham acesso a quadra escolar).

Era a oportunidade ideal para emendar aquele papo com a paquera da outra sala. Dava tempo de tirar algumas dúvidas antes da prova que teríamos logo depois. Se alguém não tivesse terminado de ler o livro que a professora pediu, esse tempo até ajudava um pouquinho. Alguns poucos minutos se transformavam em histórias, casos, romances, jogadas geniais ou em provas com resultados mais favoráveis...

O recreio era um momento em que os alunos estavam por conta própria, sem muita supervisão (talvez um monitor ou bedel como se dizia antigamente, no máximo), às vezes isso dava confusão, sobrava uma briga ou uma discussão. Na maior parte do tempo essa liberdade toda resultava em momentos inesquecíveis de amizade e companheirismo.

Tinha até alguns professores que se arriscavam a jogar pingue-pongue, damas ou xadrez com os alunos. Outros mestres vinham aos intervalos para trocar uma idéia, conversar com alguém que estivesse precisando de um conselho, de uma orientação de um amigo ou de uma pessoa mais experiente.

Também aproveitávamos para comer. A maioria trazia o lanche de casa. Invariavelmente sobravam algumas bolachas recheadas, um pouco de suco (dos mais variados sabores), sanduíches preparados com enorme carinho pelas mães de muitos desses saudosos colegas (a maioria vinha com presunto, queijo ou mortadela; para dar um gostinho especial passava-se manteiga ou requeijão). De uns tempos para cá o lanche caseiro foi substituído por produtos como salgadinhos, refrigerantes, bolinhos prontos ou chips.

Ah, também íamos ao banheiro. É lógico que os mais malandros da turma deixavam para depois, assim tinham justificativa para dar mais uma voltinha pelo pátio da escola...

O termo “recreio” parece ter sido relegado a segundo plano, entretanto a prática não difere muito daquela que vemos nas escolas atualmente. Pensando em tudo isso que descrevemos, a Editora Abril criou uma revista chamada Recreio que tem como maior interesse divertir e informar a criançada.

A lógica da publicação segue os passos de um bom e saudável recreio dos velhos tempos em que éramos estudantes. Tem jogos, muitos artigos para uma boa leitura, curiosidades, quadrinhos e muita diversão, o tempo todo. Como estamos vivendo um período em que os computadores e a internet são grandes estrelas para toda a criançada, também foi criado o site da revista Recreio, que igualmente estimula de forma divertida a curiosidade e a criatividade de toda a criançada que resolver esticar o seu intervalo e conhecer a Recreio na rede mundial de computadores. Que tal dar uma boa olhada?

Imagens-de-capas-da-Revista-Recreio
Além do site, a revista Recreio possui boas qualidades para quem busca informação, diversão e conhecimento.

O Site

O Site da revista Recreio está cheio de boas opções, apesar disso, cabe destacar que há muitas informações e caminhos disponíveis, por isso, preste bastante atenção em nossas dicas para não se perder.

1- A primeira e mais importante observação refere-se ao menu de opções, localizado a esquerda da tela e composto basicamente por ícones (imagens). Ao aproximar a seta de seu mouse dos ícones, aparece um indicativo escrito que esclarece aonde você pode chegar ao clicar naquele símbolo.

2- Tendo percebido a forma como funciona o menu de opções o resto fica muito fácil e, a partir daí, você pode escolher como opções de navegação as seguintes possibilidades:

a) Biblioteca – Que apresenta dicas de leitura.
b) Bichinho Virtual – Onde você adota e passa a tratar com o máximo de cuidados de um bichinho virtual (estilo Tamagochi).
c) Bichos – Onde você pode encontrar informações sobre vários tipos de animais.
d) Cartões – Quer mandar um cartão para um amigo ou parente, dê uma olhada e escolha entre as opções da Recreio.
e) Conte um Conto – Ajude a compor histórias com outros internautas.

Imagens-de-alguns-desenhos-animados-como-Bob-Esponja-e-liga-da-justica
Quer saber um pouco mais sobre o seu personagem preferido da televisão, dos quadrinhos ou do cinema? Recreio on-line pode ajudar.

f) Espaço – Obtenha informações sobre os planetas e prepare-se para sua próxima viagem como astronauta...
g) Especiais – Reportagens sobre diversos temas e assuntos tratadas com capricho pela Recreio.
h) Famoso, Eu? – Galeria em que podemos encontrar informações sobre os nossos personagens preferidos dos quadrinhos.
i) Fique Ligado – As últimas novidades voltadas para o público infantil e teen nas áreas de televisão, cinema, música, teatro,...
j) Hora do Recreio – Reportagens filmadas apresentam algumas novidades da revista para seus fiéis leitores.
k) Horóscopo – Quer saber o que a astrologia está prevendo para você esse mês?
l) Jogos – Galeria de jogos dos mais variados níveis e qualidades para toda a criançada.
m) Natureza – Reportagens e matérias que tem como alvo o estudo das árvores, flores, frutos, água, vulcões, icebergs,...
n) Papel de Parede – Que tal modificar o visual de seu computador com um maneiríssimo papel de parede da Recreio?
o) Pesquisa Escolar – Precisa aprofundar algum trabalho que tem que entregar essa semana na escola. Consulte a Recreio, você pode encontrar o que procura...
p) Piadas – Dar risadas sempre foi considerado um ótimo remédio para qualquer doença. Veja as curtinhas da Recreio e divirta-se.
q) Recreinho – Mais alguns jogos para divertir a garotada (jogos para crianças mais novas).
r) Qual é o seu nome? – Descubra o significado de seu nome.
s) Saúde – Precisa de informações sobre doenças, o corpo humano, dentes, óculos, alimentação e outros assuntos que podem melhorar a sua saúde?
t) Testes – Descubra-se através dos testes da Recreio on-line.
u) Pais – Reportagens especiais destinadas aos pais.
v) Professores – Entrevistas e orientações para os professores.

Aos Professores

Desenhos-que-segerem-datas-comemorativas-como-Formiga-ttrabalhando-Dia-do-Trabalho-Saci-fumando-Dia-do-Folclore-e-Tiradentes-com-corda-no-pescoco-Dia-da-Inconfidencia-Mineira
Há vários assuntos que podem ser pesquisados no site da Recreio on-line, da natureza a história, das datas comemorativas ao folclore.

Boas ferramentas existem para serem usadas. Devemos apenas nos preocupar em averiguar suas qualidades para que continuem sendo eficientes naquilo que fazem de melhor. Ler é, sem dúvida alguma, o melhor de todos os exercícios que fazemos para aperfeiçoar nossa prática pedagógica. Assistir filmes é outra boa alternativa. Estar atento às notícias que são divulgadas na televisão ou nos principais jornais e revistas também é fundamental. Utilizar a Internet como fonte de pesquisa e enriquecimento de nossos trabalhos é a mais nova e poderosa alternativa que possuímos.

Não podemos, entretanto, esquecer de selecionar com critérios bem definidos quais os melhores sites a serem utilizados em nosso trabalho e nas pesquisas pedidas a nossos alunos. Nesse sentido a associação de uma publicação (e de uma editora) que seja conhecida por seu trabalho de bom nível, com um site educacional ou informativo, facilita a nossa busca. Melhor ainda quando a própria revista cria seu portal, facilitando a busca da garotada e dos professores.

Temos que, por isso, acompanhar pela Internet o surgimento dos sites para crianças e adolescentes com o máximo de curiosidade para que possamos definir se a qualidade dos mesmos é condizente com as necessidades que temos em nosso trabalho e nas propostas que definimos para nossos estudantes. Verifiquem a qualidade dos textos (concordância verbal e nominal, pontuação, coerência, acentuação,...), vejam como estão sendo aproveitadas as imagens, pesquisem que recursos são disponibilizados pelo site (imagens, vídeos, áudios, músicas,...) e, então, de posse dessas informações, coloquem tais sites como sugestões para seus alunos.

É isso que tentamos fazer através de nossa coluna Dicas de Navegação todos os meses, trazendo sites e portais de todas as disciplinas, voltadas para estudantes de todas as idades, contendo informações que são importantes para professores e pais e, principalmente, visando melhorar a qualidade da educação brasileira.

O site da revista Recreio preenche com méritos os critérios que estabelecemos para a composição de nossa “caixa de ferramentas”, reforçada mês a mês ao pesquisarmos a Internet em busca de novos materiais que possam ser utilizados pelos internautas que nos visitam em busca de recomendações. Esperamos que mais essa dica valiosa seja aproveitada por vocês.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas