Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br
O Potencial do Cinema
Recursos da Linguagem Cinematográfica
Alunos que não questionam, que não produzem
diante da folha em branco de uma redação, alunos
que não conseguem entender a aplicabilidade
prática de matérias como matemática,
língua portuguesa, história, geografia e outras
em seu dia a dia...
Alunos que praticam bullying porque têm dificuldades de
aceitar o que é diferente de seu modo de ser e de viver,
alunos que se fecham dentro de seu mundo porque desconhecem e/ou
não se interessam pelas riquezas de
manifestações artísticas...
Esses têm sido o cenário de muitas de nossas
escolas hoje em dia e, para mudá-lo e corrigi-lo, o cinema
é uma rica fonte quando bem-utilizado em sala de aula, dado
que, sozinho, o filme pouco pode fazer.
Ainda que o aluno nunca tenha ido a uma sessão de cinema,
é fato que este mesmo aluno está diariamente
exposto a conteúdos fílmicos ao ligar a
televisão da sala de estar lá dentro de sua casa
em qualquer horário, estando ou não acompanhado
por um adulto.
Num cenário como esse, torna-se cada vez mais evidente a
necessidade de trabalharmos o olhar de nosso aluno, tornando-o um
crítico diante de todas as informações
que lhes são ofertadas por meio de conteúdos
televisivos (programas diversos, novelas, jornais e filmes), internet
(sites, jogos eletrônicos, blog, Redes Sociais), propagandas
(Folders, folhetos, carros de som) e diversas outras fontes de
expressão.
Essas fontes revelam o pensamento de alguém que intenciona
persuadir, mudar conceitos, levar pessoas a pensar e a agir diferente,
tendo as mais diferentes intencionalidades.
Para verdadeiramente construir e agregar conhecimentos, o aluno precisa
identificar em sua realidade o que está sendo ensinado pelo
professor em sala de aula e, para isso, o filme é um recurso
com grande potencial que não pode ser deixado de lado, dado
que encanta, emociona e impacta a vida de crianças, jovens,
adultos, famílias e sociedade.
Isso pode ser facilmente compreendido porque, por meio da linguagem
cinematográfica, o espectador experimenta
sensações de choro, tédio, revolta,
amor, simpatia, tal como se estivesse numa segunda realidade, tal como
num sonho.
Dessa forma, a Sétima Arte precisa ser levada mais a
sério em nossas escolas, dado que adentra a casa e a vida de
famílias e sociedade por meio da televisão,
sessões de cinema, filmes alugados ou emprestados e,
até mesmo, baixados na internet.
Quando a exibição de filmes tem a
ação de um profissional que consegue aproveitar
seus conteúdos e transformá-los em aprendizagens,
seja potencializando os conteúdos de disciplinas escolares,
abordagens dos Temas Transversais, Tratamento de
Informações e Aproximação
de conteúdos modernos e atuais de conteúdos que
contam a história da humanidade, há
mudanças e transformações que afetam o
presente e o futuro não apenas da comunidade que o aluno faz
parte, mas todo o futuro de nossa nação, que
contará com cidadãos mais bem-preparados para o
mais completo exercício da cidadania.