Planeta Educação

Educação Profissional

 

Redes Sociais e o Mercado de Trabalho
Maurício Seriacopi

Muito já foi dito sobre os benefícios do uso das redes sociais, e seus malefícios, especificamente quando feito de forma inadequada e irresponsável.

No entanto, parece que algumas pessoas permanecem distantes da leitura ou simplesmente ignoram tais informações.

Recentemente, flagrei o post de um colaborador, de posição estratégica em uma grande instituição em que presto serviços de consultoria, dizendo: “Que reunião chata, acaba logo”, ou seja, exatamente no momento em que participava dela.

Engana-se quem acredita em estar isento de observação e avaliação de sua exposição por já estar inserido no mercado de trabalho. A “investigação” ocorre antes, durante e até mesmo após o contrato de trabalho.

Com maior frequência, no entanto, ela acontecesse na busca do profissional e antes da sua contratação.

O perfil encontrado numa rede profissional, como é o caso do Linkedin, também é “investigado” em uma rede pessoal, exemplos de Facebook e Twiter, os mais habituais.

Por muitas vezes, descobre-se, por meio desta pesquisa, um posicionamento contraditório, com declarações do tipo “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Deve-se ter muito cuidado e evitar postagens que possam evidenciar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, manifestações de ódio pelas segundas-feiras, de alívio e prazer pelas sextas, referências negativas ao antigo ou atual local de trabalho e às pessoas com quem convive diariamente.

Torna-se cada vez mais fundamental o cuidado com a imagem.

Um eficiente marketing pessoal começa pela coerência na postura e nas atitudes que façam relembrar Pompeia, a mulher de César, cujo comportamento propiciou ao imperador, segundo o historiador Suetônio, cunhar a frase “não basta ser honesta, é preciso parecer”.

Problema de alto nível só conquista quem faz das próprias atitudes suas maiores porta-vozes.

Problema de alto nível é quando alguém precisa decidir entre duas ou mais excelentes opções.

Maurício Seriacopi é palestrante, coach, gestor e consultor empresarial com mais de trinta anos de experiência nas áreas comercial e gestão de pessoas liderando equipes multiprofissionais em empresas de todos os portes.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas