Ana Paula Barros de Paiva Pedagoga, atuando como Supervisora de Projetos Educacionais, com foco em Tecnologias Educacionais, pós graduanda em Gestão Escolar - Orientação e Supervisão.
Atividades Lúdicas como Auxílio ao Professor
O uso da tecnologia em sala de aula
"A
meta da vida não é a
perfeição, mas o eterno processo de
aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento." (John Dewey)
Desde a Educação Infantil ao Ensino
Médio, existe uma grande preocupação
em realizar atividades atrativas para os alunos com conteúdo
pedagógico de cada disciplina e que auxilie efetivamente no
desenvolvimento e aprendizado do aluno.
Os alunos de hoje aprendem com muita facilidade e rapidez, cansam-se
muito facilmente das práticas diárias, anseiam
por novidades e coisas novas.
Muitas vezes, o professor precisa elaborar aulas diversificadas do
mesmo conteúdo para atingir a todos os alunos, mas a
realidade de muitos educadores de hoje os fazem dobrar sua jornada de
trabalho, não tendo tempo suficiente para se dedicar ao
planejamento de suas aulas e atualizá-las semanalmente.
O professor sabe da importância de novos recursos que o
auxiliem nas aulas, diminuindo a indisciplina e explorando as
atividades em grupo.
Professores encontram dificuldades diferentes dentro de uma sala de
aula e, por isso, Jogos e Atividades Lúdicas que integrem
conteúdos podem ser um dos apoios para o professor no
desenvolvimento e planejamento das aulas.
De acordo com John Dewey, o aprendizado se dá quando
compartilhamos
experiências, e isso só
é possível num ambiente democrático,
no qual não haja barreiras ao intercâmbio de
pensamento.
Aqui, cabe a busca do professor por recursos de apoio, como o uso do
laboratório de Informática da escola, pois o
próprio professor pode construir uma primeira atividade que
exigirá tempo para sua construção, mas
que, depois, poderá ser alterada de acordo com os
próximos conteúdos.
No caso de o professor não ter muita habilidade com a
tecnologia, ele pode solicitar ajuda de um aluno, que, certamente, se
sentirá muito importante dentro da escola.
Recursos Tecnológicos são muito atrativos e
despertam o interesse e gosto por sua utilização,
permitindo-se criar atividades em planilhas eletrônicas,
multimídia, fazer edição de filmes e
imagens, situações em que os alunos participem
ativamente do processo de construção do
próprio conhecimento.
Dentro deste contexto, faz-se necessária uma
análise da turma para que os objetivos propostos sejam
alcançados.
É importante lembrar sempre que a atividade
lúdica, independente do recurso ou material utilizado,
não trará os resultados esperados se
não for bem-direcionada e planejada. O cuidado ao apresentar
este tipo de atividade deve estar ligado diretamente ao contexto em que
ela está inserida.
O uso de recursos tecnológicos vem ganhando
espaço cada dia mais e de forma muito acelerada, e,
disponibilizar este contato desde cedo e manter durante toda a
formação do aluno, de certo apoiará o
professor em sua vida pessoal e profissional, pois a tecnologia
está presente em todos os aspectos da sociedade.
Na Educação Infantil, já
está provado como jogos e brincadeiras apoiam o
desenvolvimento integral da criança, pois trabalham aspectos
da vida.
Qualquer disciplina, matéria ou conteúdo pode ter
atividades preparadas, construídas e realizadas com recursos
tecnológicos ou não.
Afinal, este recurso não limita a criatividade, mas, sim,
apresenta inúmeras possibilidades de
criação.
Conclui-se que o aluno de hoje tem a necessidade de novas
experiências a cada dia, seja na tomada de
decisões ou na experimentação de algo
novo e, assim, a rotina da escola não se tornará
maçante, mas algo agradável que propõe
uma diversidade de tarefas a ser construídas com autonomia
pelo aluno.