Planeta Educação

Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

A Era do Gelo
Lutando pela Sobrevivência

Imagem-do-esquilo-no-inicio-do-filme

Quando olhamos para trás e procuramos identificar na história os acontecimentos de uma época em que ainda não dominávamos a escrita nos sentimos um tanto quanto perdidos ou confusos. A Pré-História, apesar de esquadrinhada por cientistas especializados (como os paleontólogos), ainda constitui um grande mistério para a humanidade. E quanto mais pesquisamos e descobrimos, mais curiosos ficamos.

O cinema é uma das melhores formas de percebermos essa enorme sede de conhecimentos que possuímos a respeito da Pré-História. Tivemos várias produções de destaque nos anos anteriores revelando essa fixação, essa verdadeira obsessão por dados e informações relevantes acerca desse período.

Filmes como “Jurassic Park” (de Steven Spielberg) ou “Dinossauros” (produção da Disney) popularizaram os dinos entre a criançada. Fizeram inclusive que se criasse uma enorme diversidade de produtos destinados a atender a demanda e satisfazer a curiosidade dos espectadores mirins. Outras produções como “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (do diretor Stanley Kubrick, que em seus 15 minutos iniciais nos apresenta os hominídeos ou homens pré-históricos) ou “A Guerra do Fogo” (de Jean-Jacques Annaud, realizador de “O Nome da Rosa” e “Círculo de Fogo”), destinados a um público mais maduro, fizeram também sucesso e captaram espectadores para o assunto.

Entretanto, é importante destacar que, como o cinema é uma forma de entretenimento e, conseqüentemente dedica-se à diversão de seus freqüentadores, os realizadores desses e de outros filmes do gênero não tinham que manter em suas produções total fidelidade aos achados e descobertas das muitas equipes de pesquisadores que estão espalhadas pelo mundo (inclusive no Brasil, com destaque para o trabalho da pesquisadora da Universidade de São Paulo, Niéde Guidón, que há anos realiza importantes avanços com a descoberta de pinturas rupestres e fósseis no nordeste do Brasil).

Há, porém, aspectos importantes apresentados nesses filmes e animações. Inclusive todas elas primam por tentar apresentar a reprodução mais fidedigna daquilo que acreditamos ter acontecido quando nesse mundo ainda reinavam os enormes dinossauros. É necessário salientar que os diretores e produtores desses filmes normalmente contam com o apoio de equipes de estudiosos e pesquisadores para conseguir dar ao filme o máximo de realismo possível.

Temos que nos lembrar que, apesar de todos esses esforços, ao recriarmos uma determinada era ou época histórica, mesmo que à distância de tempo que nos separa não seja das maiores, sofremos a influência do tempo em que vivemos. Por isso as rainhas e reis de nossos filmes são belos e apresentam uma saúde de ferro; também por isso, percebemos elementos materiais inseridos em cenas históricas em épocas em que nem haviam sido inventados; por esse mesmo motivo alguns de nossos animais pré-históricos são sempre agressivos quando muitas vezes apenas agiam dessa forma quando provocados pela fome ou por seus inimigos naturais.

“A Era do Gelo” apresenta algumas falhas como todo e qualquer filme que se refere a períodos históricos ou pré-históricos. Apesar disso, diverte as crianças e as instiga a querer saber mais sobre a época em que os dinossauros reinavam em nosso planeta. Se a educação depende essencialmente da nossa capacidade de estimular a curiosidade de nossas crianças e jovens, aprender com o auxílio de Manny, Sid e Diego pode ser enriquecedor...

O Filme

Imasgens-de-dois-personagens-do-filme-Rinoceronte-e-preguiça

Sid é uma preguiça que foi deliberadamente deixada para trás por seus iguais na época de migração para regiões protegidas contra o inverno, chamadas pelos animais como “era do gelo”. Ao iniciar seu caminho em direção ao destino de todos os outros animais ele acaba encontrando um mal-humorado mamute chamado Manfred. Manny (como o mamute passa a ser chamado por seu inconveniente companheiro de viagem) e Sid deparam-se no meio do caminho com uma situação completamente inusitada para os dois, eles encontram um filhote de humanos a beira de um rio...

A criança escapara nos braços de sua mãe do ataque sorrateiro e mortal de tigres de dentes de sabre a sua tribo. Na fuga, ao ser encurralada, a mãe se joga de uma cachoeira com seu filho e num último e derradeiro esforço ainda consegue levar seu bebê até uma das margens e deixá-lo diante dos atônitos Manny e Sid. O mamute até tentou deixar a criança para trás, mas o bicho-preguiça conseguiu convencê-lo a tentar devolver o filhote para seus legítimos pais. Ainda mais depois da chegada de Diego, um tigre “totalmente” devotado e interessado no “bem-estar” da criança.

“A Era do Gelo” nos conta a história da jornada desse estranho grupo em sua tentativa de devolver o filhote de humanos a sua tribo. Sofrendo uma constante marcação cerrada pelos tigres e contando em seu grupo com Diego, que secretamente quer a todo custo pegar a criança e fugir para dividi-lo com os outros felinos, as dificuldades tornam-se cada vez maiores na medida em que tentam alcançar os homens (que também se deslocam em virtude do inverno para uma região mais protegida).

Animadíssima produção dos estúdios Fox, contando com a co-direção do brasileiro Carlos Saldanha (que foi indicado ao Oscar 2004 na categoria de curta-metragens de animação por um desenho com o esquilo que aparece como coadjuvante em “A Era do Gelo”), tendo como protagonistas alguns dos mais engraçados personagens de desenhos animados dos últimos tempos, “A Era do Gelo” é diversão garantida e pode ensinar muito as crianças sobre companheirismo, amizade e também a respeito da própria pré-história. Confiram!

Aos Professores

Rinoceronte-preguiça-leão-e-bebê

1- Peçam as crianças para trazerem todo o tipo de recurso que possuam em casa sobre dinossauros, de livros a miniaturas, de jogos a álbuns de figurinhas. Inicie uma conversa com o grupo em que peçam aos alunos que comparem os personagens do filme com os materiais e brinquedos que trouxeram de casa. Faça com que percebam que a preguiça não era um animal daquele tempo. Peça-lhes que contem que tipo de informação a respeito dos tigres de dentes de sagre existe nos livros que levaram para a escola. Estimulem comparações entre os mamutes e os elefantes. Classifiquem os outros animais como herbívoros e carnívoros...

2- Afinal, existiu uma “era do gelo”? Aborde o tema das glaciações com seus alunos e faça com que eles descubram os motivos dessas grandes transformações climáticas e suas conseqüências e repercussões para os animais do período pré-histórico.

3- Desenvolva um projeto de artes através do qual os estudantes produzam desenhos, esculturas em massinhas ou argila, colagens, mosaicos ou qualquer outro tipo de produção artística (a ser definida pelo professor de artes) que tenha como tema os animais pré-históricos. Faça uma exposição, chame os pais, convoque os alunos das outras salas a visitar a mostra,...

4- Estimule as crianças a descobrir como os pesquisadores conseguem obter informações sobre dinossauros e homens pré-históricos sendo que eles viveram há tanto tempo atrás. Fale sobre o trabalho dos paleontólogos, antropólogos e arqueólogos que nos coloca em contato com a Pré-História e a Antiguidade.

Ficha Técnica

A Era do Gelo
(The Ice Age)

País/Ano de produção: EUA, 2002
Duração/Gênero: 115 min., Animação
Direção de Chris Wedge e Carlos Saldanha
Roteiro de Peter Ackerman, Michael Berg e Michael Wilson
Elenco (vozes): Ray Romano, John Leguizamo, Denis Leary, Goran Visnjic, Jack Black,
Stephen Root, Diedrich Bader, Jane Krakowski e, na versão em português, Diogo Vilella,
Tadeu Mello e Márcio Garcia.

Links

-http://www.cinemaemcena.com.br/Ficha_filme.aspx?id_filme=6370&aba=detalhe

- http://www.adorocinema.com/filmes/era-do-gelo-2/era-do-gelo-2.asp

-http://parceiros.cineclick.com.br/noticias/index.php?id_noticia=13767

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas