Ana Paula Barros de Paiva Pedagoga, atuando como Supervisora de Projetos Educacionais, com foco em Tecnologias Educacionais, pós graduanda em Gestão Escolar - Orientação e Supervisão.
Alfabetizar Diferente!
Alfabetização com Recursos Tecnológicos
O processo de Alfabetização para
criança é um momento de muitas novidades e
desafios. É preciso ter cuidado e
atenção nesta fase, pois as crianças
vêm de experiências em que, até
então, aprendiam diversas coisas por meio de brincadeiras,
atividades lúdicas e muita música em roda no
chão.
São nesses momentos que o contato e o vínculo se
estabelecem pelas relações socioemocionais e no
dia a dia. Além disso, as crianças nessa fase
também trazem experiências familiares que refletem
diretamente na ação delas.
Ao chegar à escola, qual não é a
surpresa do aluno no Processo de Alfabetização,
cheio de ansiedade e curiosidade, além do receio e daquele
medo do diferente? O professor não será o mesmo,
talvez a escola seja outra. Então, como podemos receber
esses pequenos alunos?
Preparar a primeira aula com brincadeiras divertidas e que tenham
conteúdo. Por que não um Baralho de Imagens com
seus respectivos nomes embaixo? Poderá ser um dos
instrumentos para a avaliação
diagnóstica!
Sabendo dessa ansiedade e curiosidade dos alunos, das
mudanças que a educação vem passando a
cada dia e da tecnologia que a cada minuto nos apresenta um recurso
novo que interfere diretamente na vida de todos, é
imprescindível que o professor se aproprie de novas
ferramentas tecnológicas para criar aulas atrativas para que
seus alunos tenham total interesse em aprender.
Recordando um pouco, a tecnologia em si não é uma
novidade do mundo atual, pois ela sempre existiu. Quem se lembra do
velho ferro de passar roupas que utilizava brasa quente? Quando chegou
o ferro elétrico, foi uma forte tecnologia para aquela
época. Hoje, o que temos é uma tecnologia
acelerada, que a cada dia apresenta uma novidade que podemos usar ao
nosso favor e bem-estar.
O computador, por exemplo, pode ser um grande aliado do professor.
Afinal, qual criança não se interessa por uma
aula informatizada? O simples fato de a criança ver um
computador, notebook ou Tablet, ela já fica interessada e
empolgada para usá-los, o que desperta, automaticamente, a
vontade de aprender.
É lindo e prazeroso ver o brilho nos olhos das
crianças querendo aprender. Professor, você
é a peça-chave dentro de uma sala de aula, tome
isso para si e seus alunos serão os verdadeiros
protagonistas, assumindo o papel de desenvolver-se com autonomia.
Aos professores interessados em desenvolver novas aptidões
para o seu trabalho
em sala, aí vão algumas dicas
de possibilidades de trabalhar com a tecnologia na turma de
Alfabetização:
Utilizando
o computador
Crie atividades e dê oportunidades para que os alunos
utilizem o Processador de Texto, Multimídia,
Visualização e Criação de
Imagens, além da Reprodução de
Vídeos.
O próprio professor pode criar atividades integradas ao
utilizar recursos tecnológicos na sala de aula ou,
inicialmente, pode trabalhar a partir de temas como: “A
Brincadeira que mais gosta”; “A comida ou
música preferida”, entre outras.
Falando do Processo de Alfabetização,
não é pertinente aqui querer que a
criança escreva um texto, afinal, cada criança
precisa enfrentar desafios que possam ser superados naquela faixa
etária, de modo que não fique desmotivada dentro
da escola.
Entretanto, ela pode tentar escrever seu nome ou identificar e digitar
a primeira letra dele, assim como selecionar e colar uma imagem de um
Banco de Imagens que o professor tenha preparado anteriormente
à aula, as quais estejam relacionadas ao tema abordado
daquele dia. Além disso, é possível
também utilizar Softwares Free previamente selecionados para
Alfabetização e faixa etária da turma.
Ao falar de Vídeos e Reprodução,
parece assustador num primeiro momento ou, então, surgem
dúvidas, como: O que vou fazer com isso? Criar
vídeos?
É importante esclarecer que nesta faixa etária as
crianças não irão reproduzir um
vídeo que a professora levou para sala de aula.
Você, professor, pode construí-lo (seja sozinho ou
com auxílio de outra pessoa), deixando que as
crianças localizem os botões para a devida
reprodução.
Tablet
É um instrumento muito atrativo que pode auxiliar o
professor. Existe uma diversidade de aplicativos que podem auxiliar na
Alfabetização, dado que é
possível escrever e desenhar qualquer coisa desejada a
partir de movimentos simples dos dedos. Veja os eixos de alguns
aplicativos: Alfabeto, Letras, Palavras, Memória,
Quebra-Cabeça, Músicas,
Concentração, entre outros.
Aqui, cabe ao professor ter a sensibilidade e pesquisar os aplicativos
que mais combinam com a turma, pois não existe uma receita
pronta para o desenvolvimento, ou seja, é o professor que
precisa utilizar estratégias, pesquisar e encontrar a melhor
maneira de atingir os seus alunos, de forma que eles sintam prazer em
aprender.
Mesmo que você, professor, não tenha a habilidade
de trabalhar com muitos recursos da Informática, comece pelo
pouco que você sabe, solicite ajuda, estude e,
gradativamente, você perceberá que muita coisa
é construída aos poucos.
Lembre-se sempre: Dentro da sala de aula, você é o
espelho para cada criança. Por isso, pesquise, crie e
reinvente se for necessário, mas proporcione os melhores
momentos para que cada criança desenvolva-se com autonomia,
não perdendo essa oportunidade grandiosa de aprender dentro
da escola. Assim, você fará parte desse grande
grupo de pessoas, as quais acreditam e amam muito a
Educação!