Márcia Rodrigues dos Santos Especialista em Psicopedagogia; Terapeuta Cognitivo Comportamental – Integrante da Equipe de Conteúdos Digitais e Parcerias e Soluções da Vitae Brasil. E-mail: marica.santos@vitaebrasil.com.br
Aproximação Família & Escola
Alunos, pais e outros agentes educacionais
Percebemos que hoje há um movimento da escola em busca da
parceria com os pais dos alunos, o que já não era
sem tempo, pois existem pesquisas que nos mostram claramente que o
envolvimento dos pais na vida escolar do aluno produz melhorias nos
resultados da aprendizagem.
Se observarmos os alunos que têm sucesso na vida escolar,
vamos ter como um dado preponderante a
participação e o envolvimento dos pais em todas
as etapas da sua vida escolar, desde a Educação
Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até chegar ao
Ensino Médio, principalmente na mudança de um
ciclo para o outro.
A comunicação dos pais com a escola nestes
momentos mostra ser eficaz e muito importante para que o aluno se
adapte às mudanças com mais facilidade e rapidez,
sentindo-se mais seguro proporcionalmente ao envolvimento da
família com a escola.
Conforme os ciclos escolares vão mudando, o aluno vai se
aproximando cada vez mais da adolescência e
começando a se afastar do ambiente familiar.
O aluno passa, então, a criar vínculos e a
identificar-se com grupos de amigos da mesma idade, além de
construir barreiras para se proteger.
Neste momento, é de extrema importância que a
comunicação e a confiança entre escola
e família sejam coordenadas, pois só assim este
aluno passará por esta fase de uma forma mais tranquila.
Isso fará com que ele se concentre mais em seus estudos,
tendo o mínimo possível de
interferência das inseguranças que o cercam.
Iniciativas da escola em busca da construção do
respeito e da confiança entre os profissionais da escola, a
família e a comunidade são ferramentas eficazes
na criação de relações
sustentáveis de suporte à aprendizagem dos alunos.
Uma pesquisa da UNESCO sobre experiências de
Interação Família e Escola constatou
que os três efeitos mais importantes da
aproximação com as famílias nas
experiências constatadas foram:
- A incorporação das aprendizagens obtidas no
contato com as famílias dos alunos, de modo a reorganizar
práticas de gestão e pedagógicas.
- A ampliação da
participação das famílias na vida
escolar dos alunos e na relação com os agentes
escolares.
- A articulação de programas e
instituições para ajudar a escola a apoiar os
alunos em situação mais vulnerável.
A vida familiar e a vida escolar são simultâneas e
complementares para a construção do
indivíduo e não há como
separá-las ou ignorar uma ou outra.
É importante que pais, professores, filhos/alunos
compartilhem experiências, entendam e trabalhem as
questões envolvidas no dia a dia, sem se culparem pelos
fracassos obtidos no caminho, mas, sim, compreendendo as dificuldades
que cada um enfrenta na resolução dos problemas
tanto familiares quanto escolares.