Planeta Educação

Diário de Classe

Márcia Rodrigues dos Santos  Especialista em Psicopedagogia; Terapeuta Cognitivo Comportamental – Integrante da Equipe de Conteúdos Digitais e Parcerias e Soluções da Vitae Brasil. E-mail: marica.santos@vitaebrasil.com.br

Aproximação Família & Escola
Alunos, pais e outros agentes educacionais

Percebemos que hoje há um movimento da escola em busca da parceria com os pais dos alunos, o que já não era sem tempo, pois existem pesquisas que nos mostram claramente que o envolvimento dos pais na vida escolar do aluno produz melhorias nos resultados da aprendizagem.

Se observarmos os alunos que têm sucesso na vida escolar, vamos ter como um dado preponderante a participação e o envolvimento dos pais em todas as etapas da sua vida escolar, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até chegar ao Ensino Médio, principalmente na mudança de um ciclo para o outro.

A comunicação dos pais com a escola nestes momentos mostra ser eficaz e muito importante para que o aluno se adapte às mudanças com mais facilidade e rapidez, sentindo-se mais seguro proporcionalmente ao envolvimento da família com a escola.

Conforme os ciclos escolares vão mudando, o aluno vai se aproximando cada vez mais da adolescência e começando a se afastar do ambiente familiar.

O aluno passa, então, a criar vínculos e a identificar-se com grupos de amigos da mesma idade, além de construir barreiras para se proteger.

Neste momento, é de extrema importância que a comunicação e a confiança entre escola e família sejam coordenadas, pois só assim este aluno passará por esta fase de uma forma mais tranquila.

Isso fará com que ele se concentre mais em seus estudos, tendo o mínimo possível de interferência das inseguranças que o cercam.

Iniciativas da escola em busca da construção do respeito e da confiança entre os profissionais da escola, a família e a comunidade são ferramentas eficazes na criação de relações sustentáveis de suporte à aprendizagem dos alunos.

Uma pesquisa da UNESCO sobre experiências de Interação Família e Escola constatou que os três efeitos mais importantes da aproximação com as famílias nas experiências constatadas foram:

- A incorporação das aprendizagens obtidas no contato com as famílias dos alunos, de modo a reorganizar práticas de gestão e pedagógicas.
- A ampliação da participação das famílias na vida escolar dos alunos e na relação com os agentes escolares.
- A articulação de programas e instituições para ajudar a escola a apoiar os alunos em situação mais vulnerável.

A vida familiar e a vida escolar são simultâneas e complementares para a construção do indivíduo e não há como separá-las ou ignorar uma ou outra.

É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no dia a dia, sem se culparem pelos fracassos obtidos no caminho, mas, sim, compreendendo as dificuldades que cada um enfrenta na resolução dos problemas tanto familiares quanto escolares.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas