Planeta Educação

O Que o Mundo Faz de Melhor em Educação

 

Voz: Marcus Vinicius Leite
Trazendo História para a Vida – Brasil


Como você mantém seus alunos interessados no passado, num momento em que estamos competindo com o videogame, a música e com a cultura pop?

Marcus Vinicius Leite buscou ajuda na tecnologia do passado – o rádio.

A História do Rádio é a abordagem que ele usou para fazer da história, algo mais realista para seus alunos.

“Nós, alunos e professores, tentamos apresentar os eventos históricos como se as crianças fossem jornalistas contemporâneas, transmitindo-os como se eles estivessem acontecendo no momento”, diz Leite.

Marcus foi premiado em primeiro lugar no “Prêmio Educadores Inovadores 2011”, um evento nacional da Microsoft Brasil para escolas particulares.

Ele, seus alunos e todos os professores ganhadores de 2011 foram também reconhecidos no Senado Federal Brasileiro pela iniciativa de seus trabalhos.

Nós conversamos com Leite sobre sua visão para o futuro da educação.

1. Descreva o dia mais inspirador que você já viveu como educador?
Eu usei a letra da música “Pais e Filhos”, da Banda Legião Urbana, com o propósito de fazer com que os alunos compreendessem a importância do tempo presente, de viver em tempo real, mostrando suas emoções, sem arrependimentos. No final dessa aula, eu ouvi um aluno dizendo: “Essa foi a melhor aula que tivemos com Marcus.” Aquele foi o melhor momento para mim. Eu sei que fiz o meu trabalho.

2. Se você pudesse mudar uma coisa no “sistema” educacional de hoje, qual seria?
Os alunos devem deixar de estar na “audiência”, isto é, eles têm que realizar o seu próprio processo de aprendizagem. É uma necessidade. Por exemplo, ouvimos dizer que um estudante de Nova York construiu painéis de energia solar que são 20% mais eficientes que os atuais painéis solares. Ele construiu-os como parte de um projeto da escola. Esse é o tipo de educação que precisamos hoje, mais conectado, mais criativo e centrado no aluno.
 
3. Qual é a melhor oportunidade para a inovação na educação?
É um ditado comum no mundo dos negócios, porém temos que ver novas possibilidades, rever nossas práticas diárias, fazer as coisas de forma diferente, experimentar novos modelos e, principalmente, estimular a criatividade entre os nossos alunos. Com toda a disponibilidade da tecnologia, é apenas um “click” entre o aluno e a informação. No entanto, cabe a nós, professores, mostrar aos alunos como lidar com essa informação e como usá-la para tornar nosso mundo um lugar melhor para viver.

4. Qual conselho você daria a um novo professor?
Os educadores têm uma responsabilidade social muito importante (especialmente nos países em desenvolvimento como o Brasil) e o professor pode ser um agente para ajudar na realização de mudanças essenciais e necessárias. O professor deve sempre ter fé nas competências do grupo que está trabalhando e acreditar que, de alguma forma, ele pode ajudar a melhorar as habilidades do seu grupo de alunos.

5. Qual é a sua maior esperança para o futuro da educação de seu país?
No Brasil, o direito de frequentar a escola é garantido pelo Estado. Todo indivíduo tem o direito de estudar – mas não assegura a qualidade do ensino. Minha expectativa é que a qualidade se torne real nas escolas brasileiras e que os profissionais que trabalham com educação sejam mais reconhecidos.

Sobre Marcus Leite
Marcus Vinicius Leite nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, onde vive até hoje. É Diretor e Professor de História e Geografia na Fundação Torina – Escola Internacional. Ele é vencedor do Prêmio Educadores Inovadores 2011 da Microsoft. Marcus acredita que a educação é de extrema importância no desenvolvimento da nossa sociedade.

• Residência Atual: Belo Horizonte/Minas Gerais – Brasil.
• Educação: Graduado em História pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com especialização em História Brasileira Contemporânea.
• Website que acesso todos os dias: www.radiohistoriaft.blogspot.com
• Pessoa que mais me inspira: Aracy Rosa, brasileira, "alma justa entre as nações." Ela ajudou os judeus na Alemanha nazista.
• Memória favorita da infância: jogar futebol (2x2) onde eu morei, nos subúrbios da minha cidade natal – Belo Horizonte – com meus irmãos e primos.
• Próxima viagem (trabalho ou lazer): Paris e Toscana com minha esposa.
• Livro favorito: O físico, Noah Gordon.

Marcus Vinicius Leite é Diretor e Professor de História e Geografia na Fundação Torino – Escola Internacional, Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas