O Porquê da Música na Educação
Kátia Bellotti
A música tem um papel importantíssimo no processo
de formação de um indivíduo.
É muito valioso que crianças tenham contato com
esta arte desde pequenas, e que ela seja inserida de forma criativa no
currículo escolar, pois, dentro do processo
didático-pedagógico, a música
é considerada ciência e arte que são
compostas, basicamente, por sons, ritmos, melodia e harmonia.
Sendo uma manifestação artística, ela
contribui para uma formação integral da
criança, honrando os valores culturais e promovendo o senso
estético, a sociabilidade, a expressividade, afastando a
criança da timidez.
O papel da música na educação deve ser
visto não só pelos educadores, mas
também pelos pais como uma experiência
enriquecedora, tornando a aprendizagem um momento mais alegre e
receptivo ao possibilitar uma maior fixação dos
conteúdos aplicados.
Muitos professores utilizam o recurso da música para ensinar
conteúdos de geografia, história e até
mesmo matemática, desenvolvendo a criatividade e chamando a
atenção dos seus alunos, atingindo, assim, as
metas de aprendizado de forma prática e estimulante.
No processo de alfabetização, isso acontece
ensinando as letras e brincando com as palavras em forma de
música. É também uma forma de chamar a
atenção daqueles alunos inquietos na sala de aula.
Cada vez mais fica urgente a ludicidade no ambiente educacional,
buscando uma aprendizagem significativa e que atenda as necessidades
impostas pela sociedade, tornando o aprendizado prazeroso e
convidativo.
Por meio da musicalização, a arte se encaixa
nessa ludicidade, pois auxilia a criança não
só na construção do aprendizado, mas
também na construção de si mesma,
desenvolvendo noções do seu próprio
corpo e despertando uma melhor comunicação e
criação artística
espontânea.
É importante conscientizar que a
musicalização estabelece uma ponte que introduz o
sentido de parceria e cooperação, o que eleva a
autoestima e, acima de tudo, favorece os desenvolvimentos
cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo do aluno,
independente de sua faixa etária. Quanto maior o
estímulo, maior será o desenvolvimento
cognitivo/linguístico da criança. Nesse sentido,
a música favorece a amplitude de todos os sentidos do corpo
humano.
Ao focar o desenvolvimento psicomotor, as atividades lúdicas
de cantar fazendo gestos e bater palmas e pés permitem que
se desenvolva o senso rítmico e a
coordenação motora, fatores importantes
também para o processo de aquisição da
leitura e da escrita.
É importante também a
valorização do desenvolvimento socioafetivo da
criança que, aos poucos, forma-se sua identidade, passando a
compreender o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se
musicalmente de forma prazerosa, a criança libera suas
emoções e conquista um sentido de
segurança e autorrealização.
Por se apresentar de forma livre e sem exigir pressão e
cobranças, fica evidente que a prática da
musicalização facilita a
comunicação do aluno consigo mesmo e com o meio
em que vive, contribuindo para seu desenvolvimento social e despertando
o respeito de forma a facilitar a inclusão de outras
crianças.
Kátia
Bellotti é
Mediadora de Informática Educacional no município
de Caçapava, interior de São Paulo.