TIC´s na Educação: Utopia ou Realidade?
Aline Lemes da Costa, Josiane França de Lima, Mateus Rogério Correa, Raquel Gomes Ribeiro, Sandra Cristina dos Santos e Maristela Galdino do Prado
Cada
vez mais as tecnologias tornam-se parte do cotidiano
e evoluem
muito rapidamente.
Com o advento da Web 2.0, a informação tem se
tornado cada vez mais interativa e
acessível.
As
redes sociais, os smartphones e a banda larga são
elementos que passo a passo se aproximam da realidade das pessoas,
deixando de lado a ideia de que não passavam de mera
futilidade; agora são necessidades do ser humano.
Onde se enquadram os educadores nesse cenário?
Atualmente, percebe-se a importância da tecnologia como
ferramenta de ensino no cotidiano escolar, uma vez que os alunos de
hoje estão inseridos em um Universo Digital.
Neste universo, as
informações circulam a todo o momento, fazendo
com que haja busca de conhecimento para saber interagir e
gerenciá-la, de modo que seu uso possa trazer
benefícios.
A tecnologia permite a interação entre o educando
e a informação, tornando-a mais
dinâmica e aguçando, consequentemente, o interesse
do aluno pela aprendizagem.
Entretanto, tais tecnologias sem o gerenciamento e
mediação podem tornar-se vãs.
É neste cenário que se encaixa o papel do
Educador, pois o aluno conhece as tecnologias e estas já
são inerentes ao seu dia a dia.
Contudo, os alunos ainda
não sabem como utilizá-las e desconhecem o que
elas
podem acrescentar na construção do seu
conhecimento.
E os educadores? Estão prontos para tais novidades
e para interagirem com esta informação? Sabem
como aproveitar o que este universo tem de melhor a oferecer?
Autores:
Aline Lemes da Costa, Josiane
França de Lima, Mateus Rogério Correa, Raquel
Gomes Ribeiro, Sandra Cristina dos Santos (Mediadores de
Informação Educacional no município de
Pindamonhangaba, São Paulo) e Maristela Galdino do Prado
(Coordenadora).