Aprender Brincando
Sheilla Cristina Pereira R. de S. Silva
Em
uma sociedade que segue o ritmo de um mundo globalizado, o qual
sempre busca estar atualizado com as novas
informações que são adquiridas ou
criadas todos os dias, o foco no indivíduo é
essencial para que este possa estar em sintonia com essas
mudanças e quebras de paradigmas.
Por isso, é importante que desde sua infância a
pessoa possa adquirir meios para que ela consiga construir o seu
conhecimento e possuir uma ferramenta importante para sobreviver neste
mercado de trabalho, que cada vez mais vai eliminando suas fronteiras.
O estudo e a apropriação de conhecimentos servem
de base para esse preparatório que acabou transformando
nossa vida em meio a um mundo tão competitivo.
Uma das
chaves para que o indivíduo possa adquiri-la é
por meio da figura do professor, pois este tem que possuir a sabedoria
de guiar seu aluno na busca da construção de seu
templo de conhecimento, sendo que um dos melhores meios de se usar
corretamente essa chave é pelo lúdico.
O ensino lúdico é um aprendizado
necessário em qualquer fase do ser humano, pois proporciona
a ele uma satisfação maior para aprender e
corroborar outros fatores que irão moldar a sua
personalidade social e profissional, ajudando a entender melhor os
meios sociais, políticos e culturais que fazem parte de seu
mundo, desenvolvendo melhor suas habilidades tanto emocionais como
comunicativas e expressivas, ajudando-o a exercer sua cidadania e se
projetar no mercado de trabalho, o qual é um grande desafio
para as pessoas hoje.
Uma de suas maiores cobranças é que esse
indivíduo precisa falar mais de um idioma, no qual o
inglês se torna o mais importante nessa disputa, afinal, ele
está em todos manuais de aparelhos importados, nos jogos,
filmes, empresas, viagens e em meio a todas as vantagens de um mundo
cada vez mais globalizado e dinâmico, que amplia cada vez
mais o significado desta palavra.
Logo, o ensino lúdico tem a vantagem de prender a
concentração do aluno, principalmente da
criança, além de chamar a
atenção do cérebro que dificilmente se
esquecerá daquele momento prazeroso, pelo qual se pode
aprender algo que, muitas vezes, parecia tão
difícil e chato, mas que agora veio com alegria.
Consequentemente, caberá ao professor dar uma melhoria na
qualidade do processo de ensino-aprendizagem, cabendo a ele desenvolver
novas práticas que permitam aos alunos um maior
aprendizado.” (NUNES, 2004, ON-LINE).
Uma aula lúdica permite a criança ser estimulada,
tendo uma ressignificação em seu aprendizado.
Assim:
As atividades lúdicas têm o poder sobre a
criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade
integral, como o progresso de cada uma de suas
funções psicológicas, intelectuais e
morais. Ademais, a ludicidade não influencia apenas as
crianças, ela também traz vários
benefícios aos adultos, os quais adoram aprender algo ao
mesmo tempo em que se distraem (NUNES, 2004, ON-LINE)
Com base nos direcionamentos de NUNES (2004), vemos que:
As
atividades lúdicas, geralmente, são mais
empregadas no ensino da matemática, contudo, elas devem ser
inseridas na prática de outras disciplinas, como
é o caso da língua estrangeira. Pois, assim, ela
facilitará o aprendizado da mesma e motivará,
tanto crianças como adultos, a aprenderem.
Desse modo,
percebe-se o quão é importante a ludicidade no
contexto escolar, visto que ela proporciona uma maior
interação entre o estudante e o aprendizado,
fazendo com que os conteúdos fiquem mais fáceis
aos olhos dos alunos, os quais ficam mais interessados em assistir
à aula (ON-LINE).
Desta forma, fica evidenciada a importância do
lúdico e, como ele, também os jogos, os
brinquedos e as brincadeiras têm uma grande
importância para o desenvolvimento e para a aprendizagem das
crianças.
Referência
Bibliográfica
NUNES, Ana R. S. Carolino de Abreu. O Lúdico na
Aquisição da Segunda Língua.
Disponível on-line in
.
Acesso em 03 de Agosto. 2011.
Sheilla
Cristina Pereira R. de S. Silva é
Coordenadora do Programa de Línguas Estrangeiras –
Inglês. Formada pela Faculdade Integrada Teresa
Dávila no curso de Letras com
habilitação em Inglês com
especialização em Gestão Escolar.