Planeta Educação

Planeta Literatura

 

Conversando Sobre Educação Inclusiva com a Família
Emílio Figueira

Por ter uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu uma paralisia cerebral, comprometendo sua falar e movimentos. Passou toda a década de 70 dentro de uma instituição de educação e reabilitação de pessoas com deficiência.

Só que, naquela época, o regime era totalmente fechado. Foi quando, aos 11 anos de idade ao ser transferido para uma escola regular, a Educação fez toda a diferença em sua vida. Pelos estudos, atingiu degraus inimagináveis para uma pessoa com uma deficiência como a sua, chegando ao grau de Doutor em Psicanálise.

Hoje Emílio é psicólogo, psicanalista, jornalista, professor universitário, autor de centenas de artigos científicos e de mais de 30 livros. Nos últimos anos, tem atendido inúmeros pais e familiares de crianças e jovens com deficiência que estão perdidos diante da política da Educação Inclusiva. E, graças aos êxitos desses atendimentos, ele escreveu o livro "Conversando Sobre Educação Inclusiva com a Família".

Num misto de experiências próprias e conhecimentos profissionais, Figueira explica, entre outros:

- O que é Educação Inclusiva.

- A importância de se atentar às necessidades específicas de cada criança.

- Terapias e acompanhamentos especializados.

- O desenvolvimento global de alunos incluídos e os aspectos psicológicos que precisam ser observados.

- Valorização dos pontos positivos de uma deficiência.

- Possibilidades de uma criança se desenvolver em outras áreas que não sejam impostas pelos padrões culturais.

Além disso, entrando no campo pedagógico, a obra fala ainda sobre a importância de uma parceira em tripé: Escola, Família e Sociedade!

O professor Emílio Figueira deixa uma coisa bem clara no contexto de sua obra: Para que o processo de inclusão escolar de uma criança com deficiência realmente dê certo, será fundamental a participação plena da família junto aos professores e todo o contexto escolar!

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas