Planeta Educação

Ensino de Línguas

Rômulo de Andrade Faria Tradutor e revisor técnico, foi consultor de línguas do programa Línguas Estrangeiras do Planeta Educação. Graduado em Letras – Português/Inglês – pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes – SP. Possui mais de 10 anos de experiência como professor de Inglês. Articulista das colunas de Ensino de Línguas, Cinema na Escola e Educação Inclusiva.

Aula Com Música
Aula Motivadora e Divertida

Uma forma de atrair o interesse do aluno para a sua aula é certamente por meio do uso de música. Alunos considerados rebeldes, que vão à aula por imposição dos pais, que não gostam do idioma, ou mesmo que têm dificuldades de aprendizagem - muitas vezes - sentem-se atraídos por atividades que combinam conteúdos educacionais e música, pois dessa forma a aprendizagem passa despercebida e, quando se dão conta, o conhecimento já está internalizado.

Além desta combinação "conteúdo educacional + música", também podemos utilizar música em atividades, nas quais ela não desempenha um papel tão fundamental quanto no caso acima, mas funciona apenas como um "pano de fundo" da aula, trazendo um clima agradável ao ambiente.

É o caso, por exemplo, do professor utilizar música como "trilha sonora" enquanto os alunos simulam um diálogo ou fazem algum exercício escrito.

O professor, no entanto, precisa ficar atento ao ditado de que "tudo em excesso faz mal". O trabalho com música em sala de aula não é diferente. Ainda que seja divertido e motive os alunos a frequentar as aulas, utilizar música durante uma aula inteira ou em todas as aulas pode causar má impressão nos alunos e/ou na direção da escola.

Um professor que repete frequentemente o mesmo tipo de atividade pode ser visto como um profissional que não consegue (ou tem preguiça de) preparar outros tipos de atividades, ou que está "dando" uma música aos alunos apenas para passar o tempo.

Para evitar esse tipo de estresse, procure dosar a quantidade de música utilizada nas aulas e evite utilizá-las como único recurso em todas as aulas. Procure alterná-las com outras opções de atividades, como vídeos, jogos etc.

Você consegue pensar em alguma canção ou banda que certamente fará sucesso se for utilizada nas suas aulas? Uma banda que sempre utilizei nas minhas aulas - por exemplo - é a irlandesa U2, liderada pelo vocalista Bono Vox.

Sempre no topo das paradas e agradando a pessoas de todas as idades, o U2 sempre foi uma ótima opção para aulas com música, principalmente graças à variedade de canções de sucesso. Porém, uma aula mal preparada pode tornar até mesmo o U2 um grande "tiro no pé".

Por exemplo, imagine que você está ensinando aos seus alunos a terceira pessoa do singular do simple present (o famoso "essezinho"). Uma ótima canção para apresentar esse tópico é interpretada pelo U2 e se chama Grace.

Porém, essa música requer muito cuidado ao ser utilizada, pois é lenta e pode deixar os alunos desmotivados ou com sono. Portanto, jamais faça uso dessa música num exercício de colocar as frases da música em ordem, por exemplo.

Ao contrário, prefira atividades que atraiam a atenção dos alunos para detalhes da letra, como simplesmente localizar os verbos e circulá-los. Esta será apenas uma atividade de apresentação dos verbos da terceira pessoa utilizando música.

Percebemos, então, que nem sempre uma aula com música será motivadora ou divertida. Se o professor não se atentar ao tipo de música e/ou ao tipo de atividade, a aula certamente será um fracasso.

Vale ressaltar também a óbvia importância de preparar a aula pensando no gosto musical do aluno para conseguir despertar seu interesse pela aula (evite, por exemplo, utilizar heavy metal numa turma for formada por crianças).

Para finalizar, não se esqueça de destacar o motivo pelo qual determinada canção será (ou foi) utilizada. Desta forma, o aluno não terá a impressão que você está enrolando ou perdendo tempo de aula, já que a atividade se tornará mais significativa, com uma razão para ser utilizada.

Caso seja questionado pelos pais a respeito do que aprendeu em determinada aula, não dirá apenas que o professor "deu uma música durante a aula" (com a impressão de tempo perdido), mas sim que o professor utilizou uma determinada canção "x" para apresentar um tópico "y".

Dica: Aproveite o tempo das canções para controlar o tempo das atividades trabalhadas em sala de aula. Se, por exemplo, a atividade planejada precisar durar 5 minutos, utilize uma ou mais canções que tenham a mesma (ou aproximada) duração. Informe os alunos que, ao término da(s) canção(ões), a atividade estará encerrada.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas