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Patrimônio material público: Conscientizar e Preservar é um dever de todos
Professora Gildete Martino

Sabemos que o significado de patrimônio é a herança de família; bens de família, riqueza, os bens materiais ou não, duma pessoa ou empresa.

Apesar do simples significado, podemos observar a falta de informação de uma parte da população em relação à importância da preservação do patrimônio material.

Isso porque, para muitos, o que não diz respeito a bens familiares está distante de algo que pode ser usado por todo cidadão, sendo que é de conhecimento ser direito inerente a cada um usufruir desses bens, desde que unido à conscientização de preservação desses bens, sendo vistos como um bem maior.

Se aliarmos ao termo educacional, entenderemos que patrimônio material significa o acervo de bens móveis, acervo bibliográfico, bens imóveis de uma Instituição de Ensino e, desta maneira, faz-se necessário observar que são bens públicos e podem ser utilizados por todos que formam a comunidade escolar e local.

Por isso, é de suma importância a explicação, o esclarecer sobre o que é um patrimônio, para que ele serve, como deve ser mantido, a quem pode servir e a sua importância dentro do contexto histórico de uma instituição escolar, bens esses que também servirão como objeto de pesquisa.

Mas essa utilização realmente está sendo divulgada de maneira que todos possam saber de seus direitos, assim como também de seus deveres enquanto cidadãos e coparticipantes da importância da preservação do patrimônio material da Instituição Escolar que fazem parte?

Todos os dias pelos meios de comunicação somos informados das mais diversas atrocidades cometidas por pessoas que em momentos de irracionalidade destroem sem o mínimo pudor os patrimônios públicos que foram construídos há muito tempo e que fazem parte da história daquela cidade ou país.

É entristecedor ter conhecimento de tais fatos e observar quão além está o conhecimento das pessoas em relação a algo que pertence a todos e compõem a história da sociedade que estão inseridos.

Observamos que isso não acontece somente com os grandes monumentos, mas principalmente no âmbito educacional por meio da destruição de materiais escolares, móveis, prédios...

Isso prova o desconhecimento da conscientização de muitos sobre o que é patrimônio material e a importância da sua preservação, entendendo-os como bens que podem ser utilizados por todos.

No nosso meio profissional, sempre escutamos a necessidade de se realizar um trabalho em conjunto, de maneira que todos possam comungar resultados satisfatórios, porém a realidade é diferente quando realmente se trata de um esforço maior para se alcançar resultados positivos no que se refere à educação, pois formar cidadãos conscientes requer não somente dialogar mas praticar de fato ações que ajudem na sua formação e conscientização.

Heloísa Luck(p.65) deixa bem claro em relação a tais fatos, quando mostra que:

A participação que se fecha em si mesma constitui ativismo. A participação que se espraia por todas as dimensões do processo social, na intenção de enriquecê-las, constitui-se em transformação.

Então, para que realmente aconteça essa transformação em nossos educandos é primordial uma ação mais concreta que envolva não somente a comunidade escolar, mas que pais, alunos, comunidade local, órgãos governamentais e não governamentais possam enriquecer e contribuir para que ocorra de fato uma conscientização.

Essa conscientização deve existir por parte de todos que estão inseridos nessa empreitada, fazendo com que as sementes que estão sendo plantadas possam germinar e florescer futuramente de maneira significativa.

Como educadores, sabemos da importância de continuarmos o nosso trabalho de conscientização e leitura do mundo como pressuposto para uma educação de qualidade que ajudará na formação de cidadãos conscientes e protagonistas na sociedade que estão inseridos.

Profª Gildete Martino é Especialista em Interdisciplinaridade.

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