Planeta Educação

Cinema na Educação

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Como trabalhar a Cultura pelo Cinema
Recursos fílmicos para educação

Ainda que muitas definições possam existir sobre o que venha ser uma educação fundamentada na cultura, uma das interpretações possíveis pode ser uma educação que seja sensível à necessidade de se aprender a respeitar o que se apresentar diferente dos hábitos da cultura que estamos acostumados.

Em nossas escolas, cresce dia a dia a necessidade de que as mais diferentes culturas sejam abordadas em cada uma de nossas aulas, contextualizando-as nas disciplinas que lecionamos, independendo se for língua portuguesa, matemática, geografia, história, línguas estrangeiras, entre outras.

Apresentar ao aluno culturas do oriente, por exemplo, pode não se apresentar como suficiente se o caminho e o método utilizados por nós não forem submetidos aos olhares de outros profissionais, os quais, como nós, também desejam o desenvolvimento de um trabalho num ambiente escolar cada vez mais comprometido com a formação plena de nossos alunos.

A apresentação de outras culturas em nossas aulas também necessita ser pensada sob uma ótica desprovida de preconceitos, sendo muito importante que em todos os momentos o professor busque se atualizar sobre outros povos, ainda que a sua formação inicial não lhe forneceu tal conhecimento.

É interessante refletirmos que a Educação sempre vai precisar de um profissional que busca saber o que há de novo, que sonda as experiências de outros profissionais do ramo, fazendo toda a diferença no construir da ponte entre o teórico e o prático.

Sabe-se que muitas vezes as nossas construções argumentativas no momento de explicar a matéria exposta no quadro-negro, quando isoladas de materiais lúdicos e algumas estratégias bem-pensadas, podem ser frustradas pela ausência de interesse de alguns de nossos alunos, dado que a argumentação sozinha tende a ser insuficiente para cativar alunos cada vez mais envolvidos com a tecnologia.

O cinema em nossas aulas é fonte de grande encantamento para alunos de todas as faixas etárias, dando condições para aulas mais dinâmicas, ao passo que estimula nossos alunos a questionarem, a imporem seus pontos de vistas sob produções cinematográficas dos mais diferentes gêneros, as quais podem apresentar os mais diferentes modos de vida de povos de regiões distantes.

Por meio de filmes assim, por exemplo, o professor consegue saber o que osalunos pensam e em quê dão credibilidade, situações que são fundamentais para suas futuras ações, dado que podem se utilizar destas informações tal como num “exame” de diagnóstico e, para isso, o filme é um recurso que merece, certamente, a nossa mais cuidadosa atenção.

Por meio dos filmes, é possível que as mais diferentes culturas sejam abordadas efetivamente com nossos alunos e, diferente do que pontuamos em linhas acima, algumas produções cinematográficas podem despertar a atenção e o olhar do aluno para o lugar em que ele vive, considerando que um país tão rica em diversidade como nosso Brasil possui as mais belas e encantadoras riquezas humanas.

Para se formar opinião sobre algo, é preciso chegar mais perto, conhecer melhor e, para tal, o filme é um recurso em excelência, que não pode ficar distante das salas de aula de nossas escola e, também, o professor precisa estar envolvido e conhecer mais de perto os segredos da linguagem e magia do cinema brasileiro e internacional.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas