Universo Escolar
A importância de se investir no ensino básico
Francisca Romana Giacometti Paris
O Brasil luta há anos para vencer um grande desafio: oferecer uma educação básica de qualidade. Para garantir a evolução do ensino público, é fundamental escolher os professores mais bem-preparados para exercer a importante função de formadores.
Entre outras atribuições, esse profissional precisa conhecer profundamente o que está ensinando, saber escolher o melhor método de ensino para cada turma, estudar os processos de desenvolvimento das crianças e aproximar o conhecimento teórico ao cotidiano nas salas de aula.
O ato de educar exige planejamento, sendo que toda a aprendizagem precisa ser muito bem-pensada e permanentemente questionada, fugindo do “fazer por fazer”.
Antes de tudo, os educadores devem ser pesquisadores incansáveis em busca das melhores e mais modernas técnicas de ensino, bem como da melhor aplicação dos métodos já existentes e consagrados.
As exigências do mundo moderno clamam por uma educação com desenvolvimento humano, cultural, tecnológico e científico. Para garantir essa melhoria na qualidade do ensino, o mestre necessita ser bem-preparado, com direito à formação inicial e continuada de qualidade.
A partir dos resultados da Prova Brasil, exame federal que avalia a qualidade da educação pública, é possível identificar as boas práticas educacionais e planejar políticas para o setor.
Além de apontar o nível de conhecimento dos estudantes, a avaliação também revela que um dos principais problemas da educação brasileira é a dificuldade de aprendizagem.
Um dos grandes desafios de hoje é promover a aprendizagem de todos os alunos e, assim, ajudá-los a trilhar um futuro caminho de sucesso profissional e formação de uma consciência cidadã.
Essa trajetória será mais bem-traçada se o aspecto pedagógico fizer parte de uma gestão escolar que priorize formas de pensar, sentir e atuar para garantir a permanência do aluno na sala.
O processo de globalização exige a formação de um profissional da educação capaz de se adaptar às inovações tecnológicas, em permanente processo de atualização.
Já que a evolução do ensino público começa com a qualidade dos livros usados nas salas de aula, acompanhado por professores motivados e alunos bem-preparados, é fundamental investir no material didático.
O Agora Sistema de Ensino – o novo sistema de ensino da Editora Saraiva, que abrange da Educação Infantil ao Ensino Médio das escolas públicas – responde com qualidade às exigências do tempo presente.
Com conteúdos significativos e múltiplas linguagens, esse material serve de instrumento de apoio aos educadores e como ferramenta de aprendizagem para os educandos.
O novo sistema aproxima o contexto escolar do dia a dia dos alunos e privilegia o encantamento e o prazer de aprender para a formação de cidadãos livres e críticos.
Além de oferecer completa linha de materiais didáticos, o Agora disponibiliza um pacote de soluções educacionais complementares que incluem portal para alunos e educadores (www.souagora.com.br), cursos presenciais e à distância para professores e gestores municipais, assessoria pedagógica completa e sistema de avaliação de desempenho escolar.
Francisca Romana Giacometti Paris é Diretora pedagógica do Agora Sistema de Ensino, pedagoga, mestre em educação e ex-secretária de Educação de Ribeirão Preto (SP).