Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br
A beleza entre o abstrato e o concreto
Impressões eternizadas num filme
A arte
cinematográfica é composta por diversas outras
artes, dado que os filmes só são
possíveis de acontecerem se a eles forem somadas outras
manifestações artísticas, as quais o
fazem tão real quanto a nossa própria realidade.
Tudo o que abstrato num filme, como os sentimentos de um determinado
personagem, é facilmente descoberto por nós, os
espectadores desta grande arte.
O invisível é torna-se nítido aos
nossos olhos, aliás, os nossos olhos chegam a lacrimejar
diante do que nos é exposto numa
produção fílmica.
Com tais características, professores que assumem o
compromisso de permitir um ambiente em que o aluno conheça
mais sobre outras culturas, sobre outras formas de viver, de agir,
sobre outros lugares, sobre outras manifestações
artísticas têm no cinema uma fonte
inesgotável para tal missão.
Ao expor um filme numa sala de aula, professores e alunos só
têm a ganhar, pois nunca as impressões que temos
sobre um filme são as mesmas quando o assistimos pela
segunda, terceira, quarta e outras infinitas vezes.
É sempre muito mágico, há sempre
novidade sobre o mesmo fato, e isto é facilmente evidenciado
quando refletimos com nossos alunos sobre as impressões que
tivemos durante as cenas subsequentes ou não de uma
determinada película.
Há sempre estratégias que podem eternizar ainda
mais as impressões sentidas no momento de um filme, sendo
que cada professor define juntamente a seus alunos o que é
ou não interessante de se fazer.
Para se ter ideia, ao analisar um filme e confeccionar materiais sobre
ele, o aluno entende que é perfeitamente possível
ler mesmo quando não há nada escrito.
O aluno/espectador tem a oportunidade de aumenta sua capacidade de
observação.
Ele consegue maior facilidade na hora de escrever uma
história, mesmo que esta história seja a da
própria vida. O aluno entende outras formas de impor sua
opinião no papel, tal como num artigo de opinião.
Estas descobertas não são apenas por parte do
aluno, pois o professor também descobre o delicioso sabor de
ver seus alunos mais motivados, mais interessados em perpetuar os
sentimentos descobertos após momentos de reflexão
após a exibição de um filme em seu
ambiente de sala de aula.
Além disso, quando o professor induz reflexões e
atividades acerca da temática de um filme ou até
mesmo de seus elementos, o aluno sente-se mais à vontade
para conversar sobre si mesmo.
É o momento que o professor tem para compreender mais sobre
o aluno que diariamente vê e interage, o aluno não
é mais desconhecido, é alguém que o
professor sabe quem é, sabe o que sente, sabe muito de suas
vivências.
Tal como diante de um espelho em que todos nós temos a
oportunidade de nos conhecer melhor, cada detalhe, cada
expressão, o filme possibilita tanto ao professor quanto ao
aluno que identifiquem muitas características de si mesmos,
pois quando assistimos a um filme, fazemos parte de seu roteiro, de
suas histórias, de suas vivências.