Planeta Educação

Cinema na Educação

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

A beleza entre o abstrato e o concreto
Impressões eternizadas num filme

A arte cinematográfica é composta por diversas outras artes, dado que os filmes só são possíveis de acontecerem se a eles forem somadas outras manifestações artísticas, as quais o fazem tão real quanto a nossa própria realidade.

Tudo o que abstrato num filme, como os sentimentos de um determinado personagem, é facilmente descoberto por nós, os espectadores desta grande arte.

O invisível é torna-se nítido aos nossos olhos, aliás, os nossos olhos chegam a lacrimejar diante do que nos é exposto numa produção fílmica.

Com tais características, professores que assumem o compromisso de permitir um ambiente em que o aluno conheça mais sobre outras culturas, sobre outras formas de viver, de agir, sobre outros lugares, sobre outras manifestações artísticas têm no cinema uma fonte inesgotável para tal missão.

Ao expor um filme numa sala de aula, professores e alunos só têm a ganhar, pois nunca as impressões que temos sobre um filme são as mesmas quando o assistimos pela segunda, terceira, quarta e outras infinitas vezes.

É sempre muito mágico, há sempre novidade sobre o mesmo fato, e isto é facilmente evidenciado quando refletimos com nossos alunos sobre as impressões que tivemos durante as cenas subsequentes ou não de uma determinada película.

Há sempre estratégias que podem eternizar ainda mais as impressões sentidas no momento de um filme, sendo que cada professor define juntamente a seus alunos o que é ou não interessante de se fazer.

Para se ter ideia, ao analisar um filme e confeccionar materiais sobre ele, o aluno entende que é perfeitamente possível ler mesmo quando não há nada escrito.

O aluno/espectador tem a oportunidade de aumenta sua capacidade de observação.

Ele consegue maior facilidade na hora de escrever uma história, mesmo que esta história seja a da própria vida. O aluno entende outras formas de impor sua opinião no papel, tal como num artigo de opinião.

Estas descobertas não são apenas por parte do aluno, pois o professor também descobre o delicioso sabor de ver seus alunos mais motivados, mais interessados em perpetuar os sentimentos descobertos após momentos de reflexão após a exibição de um filme em seu ambiente de sala de aula.

Além disso, quando o professor induz reflexões e atividades acerca da temática de um filme ou até mesmo de seus elementos, o aluno sente-se mais à vontade para conversar sobre si mesmo.

É o momento que o professor tem para compreender mais sobre o aluno que diariamente vê e interage, o aluno não é mais desconhecido, é alguém que o professor sabe quem é, sabe o que sente, sabe muito de suas vivências.

Tal como diante de um espelho em que todos nós temos a oportunidade de nos conhecer melhor, cada detalhe, cada expressão, o filme possibilita tanto ao professor quanto ao aluno que identifiquem muitas características de si mesmos, pois quando assistimos a um filme, fazemos parte de seu roteiro, de suas histórias, de suas vivências.


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