Planeta Educação

Assaltaram a Gramática

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

A Produção Escrita e a Tecnologia
O Blog como Incentivo para o Escrever

O Blog auxilia a desenvolver o bom hábito de expressão por meio da escrita, considerando que a interatividade também como um recurso para aprender enquanto ensinamos e ensinamos enquanto aprendemos.

Considera-se que a construção do conhecimento também pode se dá pela interação entre sujeitos e é aqui que começamos a compreender um ponto fundamental para começarmos a conquistar nossos alunos e, assim, incentivá-los a escrever.

O ato de aprender precisa fazer sentido para nossos alunos e, se desejarmos que ele sinta prazer ao escrever, é uma estratégia a ser considerada se nós darmso a ele a certeza de que seus escritos serão apreciados não apenas por nós, professores, mas também por outras pessoas.

Este é um dos motivos que o aconselhável é nunca corrigirmos erros de ortografia em redações ou afins, pois certamente este não será o momento correto para tal prática.

O que não pode deixar de ser considerado é que as correções ortográficas e gramaticais são sim muito importantes, mas não devem ser feitas quando o aluno começa a se desenvolver como escritor.

O que se deve ser pensado em produções escritas é a criatividade do aluno, a capacidade que ele tem para dar vida a personagens até então inexistentes, se ele consegue ou não passar para o leitor aquilo que ele realmente queria...

Fazermos com nossos alunos diários de classe, de modo que cada um registre alguns dos principais momentos vividos em sala de aula é, seguramente, uma excelente ferramenta para mostrarmos a cada aluno que é também por meio da escrita que a história de nossas vidas é contada.

Com a tecnologia, o diário de classe pode ser transformado em Blog, o que tende a só otimizar o prazer por escrever, pois o aluno saberá que muitas outras pessoas terão acesso ao que ele produziu na tão impactante web.

Ele se sentirá motivado, ou seja, terá um motivo muito forte para escrever. O que ocorre é que muitas são as vezes que enumeramos para os nossos alunos as diversas importâncias de se escrever, mas se não entendermos o que motiva realmente nossos alunos, teremos o risco de vermos nossos objetivo não ser atingido.

Quando vemos que nossos alunos só escrevem porque solicitamos, não por prazer, não para fazer registros e outras situações semelhantes podemos pensar em diversas razões para isso.

Uma destas razões (não que seja a única, pois cada caso é um caso) pode ser pelo fato de as nossas razões não serem as deles ou, até mesmo, as razões para incentivá-los a escrever não estão claras para eles, aqui pode entrar a questão referente até mesmo sobre a linguagem que usamos em nossas aulas.

Nossos alunos, diferentes de muitos de nós, são nativos digitais, a linguagem e as razões deles são muito diferentes das nossas, mas todo o professor tem à sua disposição mecanismos para envolvê-los na bela arte de escrever.

Alguns jovens desta geração tecnológica gostam muito de serem vistos, tanto que se dedicam muito na administração de perfis em redes sociais, por isso usar a tecnologia em sala de aula é sempre muito significativo para a construção do conhecimento tanto de nós quanto de nossos alunos como num relacionamento interpessoal, em que cada um dos agentes age em favor uns dos outros.

É interessante pensarmos, também, que nossos alunos criam um mundo na brincadeira tal como eles querem que o mundo deles seja, eles admiram determinada personalidade muito conhecida na mídia talvez porque o desejo de fama já exista dentro deles e, com isso, querem muito ser como a pessoa famosa que admiram.

Aqui, neste ponto, nossas ações também tendem a dar muito certo, pois lançamos mão daquilo que é de alguma maneira o objetivo de nossos alunos, ou seja, serem aplaudidos como alguém na internet ou televisão, sendo que eles podem ter estas vivências por meio da produçãoe scrita na web, tal como ocorre num Blog.

A tecnologia na sala de aula é uma rica ferramenta para incentivar nossos alunos a dar asas à imaginação e criar um mundo tal como eles querem por intermédio da escrita. Ao escreverem num blog, nossos alunos verão que muitas pessoas têm acesso ao que eles estão produzindo.

Eles terão um motivo a mais para capricharem no que escreverão, pois pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo terão a oportunidade de apreciarem o que eles postaram.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas