Planeta Educação

A Semana - Opiniões

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Motive-se, professor
Papéis desempenhados com amor

Todo professor já se viu desempenhando papéis de psicólogo, médico, pai e mãe de alunos, de seus alunos, os quais estão diariamente em contato conosco em nosso dia a dia.

Até mesmo quando o dia se finda, muitas são as vezes eles se deparam com outras crianças, jovens e até mesmo adultos que os fazem lembrar daqueles que estão sob seus cuidados todos os dias...

O dia a dia, em meio a tantos desafios, é possível que muitos dos sonhos que tivemos um dia ao optarmos por esta tão bela profissão estejam em fase de frustrações, pois quem é aquele que consegue tanto? O professor.

O professor consegue, mesmo que muitos não acreditem nisto, basta ele acreditar que ele consegue. Seu desempenho, sua força de vontade, sua garra não são vencidas assim tão facilmente.

Contudo, há que se concordar que o mais belo papel desempenhado por esta pessoa tão especial é o de ser professor. O professor sabe da importância que exerce não sobre coisas, mas sobre pessoas que a ele recorrem frequentemente.

Ainda que sua formação não lhe permita clinicar sobre a vida de ninguém, ele sabe e é conhecedor de qual aluno necessita deste atendimento. Ainda que não pode ser pai e mãe de todos os seus alunos a vida toda, sabe que durante a vida inteira de seus alunos ele será lembrado e tido como um bom exemplo a ser seguido.

O professor sabe que desempenha papel muito semelhante ao de pai e ao de mãe, pois não é indiferente à realidade de seus alunos e, por isso, mostra o caminho para seu aluno seguir.

Este profissional professor pode não ser mágico, mas faz muita mágica para conseguir a atenção de seus alunos e a consegue com toda bravura, nem que para isso precise lançar mão de uma abordagem diferenciada.

Todo professor é poliglota, pois fala as mais diferenciadas línguas de seus alunos, ele usa o seu dom de conhecedor da linguagem e o usa para estabelecer comunicação com cada um de seus alunos.

Seus braços podem estar cansados de carregar de um lado para o outro seus materiais, mas sempre dá um jeitinho todo especial para segurar mais um desenho que seu aluno por um acaso desejar lhe mostrar.

Ainda que não compreendido por muitos, ele sabe que tem muito motivo para sorrir, para se alegrar, pois poucas pessoas têm a oportunidade de exercer tão grande impacto sobre a vida do outro como o tem o professor.

Nesta data tão especial que se aproxima, motive-se, professor, pois ainda que não tenha lá grandes fortunas, o senhor sempre terá a riqueza de ver seus alunos formados, bem-formados. Professor, não foram apenas as suas mãos que nos fizeram o que hoje somos, foi o seu coração que conseguiu entender a sua missão a tempo de nos mostrar o melhor caminho a ser seguido.

Por isso, não apenas no seu dia, mas em todos os outros, receba a nossa mais sincera homenagem por tudo o que o senhor um dia nos fez, por tudo o que o senhor é.

Feliz Dia dos Professores!

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas