Filosofando
Afinal, o que é ética?
Maurício Pereira
Em tempo de eleições costuma-se ouvir nas ruas e entre as pessoas as palavras “ética”, “honestidade”, “moral” em se tratando de juízes e políticos. Porém, cada uma delas tem suas especificidades precisas e, neste momento, iremos nos ater somente à ética. Isto é, seu significado e o que ela traz como princípio fundamental na vida do ser humano.
Para responder a esta pergunta é necessário antes entender as diferenças entre moral e ética. A tarefa não é tão simples, pois a própria etimologia dos termos traz confusão. Ética vem do grego “ethos”, que significa modo de ser, enquanto moral tem origem no latim, “mores”, significando costumes.
Moral são normas que regram o comportamento do homem em sociedade. Para alguns filósofos da escola francesa de sociologia, moral seria a “ciência dos costumes”, algo anterior à própria sociedade e seu caráter é obrigatório. Em contrapartida, a ética indica a melhor maneira de viver em sociedade. Sua diferença em relação à moral está justamente no fato de não se fundamentar na obediência às normas, mas na correta e justa forma de convivência.
Assim, a ética nada mais é do que o estabelecimento de relações humanas em que prevalece o que é certo e justo para todos.
Nesse sentido, o Projeto Ficha Limpa, recém-aprovado pelo Congresso Nacional, é um projeto promovedor da ética na instância política, pois se trata de um projeto de lei que impede a candidatura de políticos condenados por um órgão colegiado da Justiça a participarem de cargos públicos em qualquer esfera governamental.
Além de impedir a candidatura de políticos condenados pela Justiça por crimes graves em decisão colegiada, ou seja, por um grupo de juízes, o Ficha Limpa também amplia o período de inelegibilidade, estabelecendo em oito anos o tempo em que o indivíduo fica impedido de se candidatar, caso seja condenado.
A ABRAMCO – Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo – acredita que o projeto Ficha Limpa ao promover a ética e a transparência nas relações entre as esferas pública e privada com as quais todos os cidadãos estão intimamente conectados promove condições igualitárias e participativas do processo eleitoral brasileiro, oferecendo ao povo melhores opções para suas representatividades no cenário político do País.
Quando há relações éticas, sejam quais forem os envolvidos nessa condição, quem ganha com essa postura são as pessoas ligadas ao fato e todo o seu entorno. Na medida em que uma associação trabalha baseada em uma conduta ética, a comunidade se fortalece e toda a sociedade se apodera de seus direitos e deveres enquanto cidadãos e enquanto instituições. É nisso que a ABRAMCO acredita e é com essa base que avançamos.
Maurício
Pereira –
Presidente da Associação: Maurício
Pereira é administrador de empresas,
sócio-diretor da Mobiliare Móveis Corporativos e
presidente da ABRAMCO- Associação Brasileira do
Mobiliário Corporativo.
Sobre a ABRAMCO - Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo; Fundada em 2009 e com sede na cidade de São Paulo, a Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo é uma organização não governamental com firmes propósitos de superar entraves que existem para o exercício da melhor, ética e transparente atuação concorrencial dos fornecedores de mobiliário corporativo no âmbito público e privado. Com o objetivo de desenvolver e aprimorar o mercado de mobiliário corporativo no Brasil, a Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo, por meio de acompanhamento, fiscalização e promoção de práticas comerciais éticas, oferece proteção e segurança às entidades fornecedoras e compradoras de mobiliário corporativo em todo o país. Para mais informações sobre a organização, acesse www.abramco.org.br ou entre em contato pelo telefone (11) 2364.8070.